arvores paredes destaque scaled
Publicidade

Cerca de 150 crianças dos 5.º e 6.º anos de escolas dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, viveram esta quarta-feira, 1 de fevereiro, uma manhã diferente. Os alunos participaram numa ação de reflorestação, com a plantação de 600 carvalhos numa área de dois hectares de confluência dos três municípios, em Aguiar de Sousa, concelho de Paredes.

A ação integra-se na estratégia das boas práticas de gestão de paisagens protegidas e no objetivo do projeto do Parque das Serras do Porto, “requalificar cada vez mais o território, que é um grande pulmão da Área Metropolitana do Porto (AMP). Essa requalificação passa por valorizar o património natural e arquitetónico e, para isso, temos de cuidar dos seis mil hectares de coberto das serras”, afirmou Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes e presidente da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto. 

alexandre almeida paredes arvores

Em declarações aos jornalistas, o autarca sublinhou que para preservar o território é preciso ter uma floresta “cada vez mais resiliente, nomeadamente ao fogo. Isso só se consegue com espécies que sejam mais resistentes”.

A ação visou sensibilizar os mais jovens para a importância de preservar este espaço verde e Alexandre Almeida não tem dúvidas de que “as crianças começam a ouvir falar destas plantas, vão chegar a casa e sensibilizar os pais nesse sentido”.

dsc09549

Por sua vez, José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo destacou “mais um dia importante na história da associação que nasceu há poucos anos, mas que será importante no futuro. É um projeto sobretudo de ação e um enorme pulmão do Grande Porto”, frisou.

Dirigindo-se à comunidade escolar, às crianças em particular, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, apela à responsabilidade das mesmas. “Nós (autarcas) tratamos dos projetos e de tomar medidas, vocês têm o papel de preservar o parque, para que as gerações futuras o tenham ao dispor. Por isso, a vossa função não é só plantar, é também cuidar, vigiar, só assim é que teremos um melhor ambiente”.

whatsapp image 2023 02 01 at 14.43.44

Durante esta iniciativa, a REN doou uma viatura 4×4 à Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto. Desde 2009, a REN doou 90 veículos no âmbito da prevenção de fogos florestais. 60 veículos foram doados a corporações de Bombeiros Voluntários e 30 a equipas de prevenção de incêndios da proteção civil das autarquias. 

whatsapp image 2023 02 01 at 14.43.52 2

A iniciativa surge no âmbito de um projeto da REN mais alargado, que vai permitir a plantação de 11 mil carvalhos em 42 hectares do Parque das Serras do Porto até ao final do ano.

whatsapp image 2023 02 01 at 14.43.43

Sobre Associação Municípios do Parque das Serras do Porto:

A Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, composta pelos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, tem como objetivo a gestão do Parque das Serras do Porto, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre.