Alunos do ensino secundário de Felgueiras participaram no primeiro debate Geração F sobre o “bem -estar emocional do estudante”, organizado pelo município, que decorreu na Biblioteca e Arquivo Municipal no dia 31 de março.

O primeiro Debate Geração F reuniu alunos do ensino secundário representantes de cada Agrupamento de Escolas e Escolas não Agrupadas do município de Felgueiras, abordando “o bem-estar emocional do/a Estudante: acolhimento e integração em contexto escolar, numa conversa descontraída e construtiva, com a intenção de saber como se sentem na escola e encontrar medidas que vão ao encontro das suas expectativas”, salienta o município.

“Estes debates fazem parte de um espaço de reflexão e pretendem colocar as gerações de alunos/as a falarem dos vários temas que lhes são comuns e pertinentes num modo de debate crítico e participação cívica”, referiu a vereadora Ana Medeiros.

Os principais objetivos são  “aumentar a participação social dos jovens através da discussão de temas pertinentes, atuais e futuros, promovendo um maior envolvimento cívico e de inclusão”, mas também “fomentar a equidade e a igualdade de oportunidades de expressão e de participação social”. 

Este debate contou com a presença e moderação de Ana Lage, Psicóloga e Membro da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses e de Amândio Azevedo da Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC), como representante das escolas.

A atividade “Geração F” consiste na realização de debates mensais, com temas sempre diferentes, envolvendo os alunos do ensino secundário, nomeadamente das associações de estudantes.

Esta é uma atividade que decorre no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que está a ser desenvolvido no município de Felgueiras.

Texto redigido com o apoio de Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa