Entre os dias 19 e 23 de setembro, oito alunos e dois professores do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães participaram na segunda mobilidade do projeto Erasmus “Be Smart. Give Peace a Start!”, que junta três escolas da Alemanha, Espanha e Portugal.

A iniciativa pretende desenvolver “atividades relacionadas com a promoção dos valores da paz, cooperação e multiculturalidade. O projeto, coordenado pela Oberschule Bad Essen, na Alemanha, junta o Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães e o Colégio Fernando de los Ríos, de Ronda, em Espanha”, refere nota de imprensa do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães.

Foto: Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto

Os jovens portugueses “tiveram a oportunidade de confraternizar com os seus amigos espanhóis e alemães e de dinamizar um conjunto alargado de atividades culturais, desportivas e sociais, visando o reforço das suas competências sociais e linguísticas. Para além de terem tido a oportunidade de visitar a cidade de Osnabrück, os alunos portugueses participaram em diversos workshops (geocaching, arborismo, gastronomia, música e dança), numa lógica de promoção da multiculturalidade e do respeito pelas diferenças entre os povos”, acrescenta comunicado.

Foto: Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto

“Os alunos reconheceram a sua experiência como muito enriquecedora, sobretudo no domínio da prática da língua inglesa, o maior respeito pelo ‘outro’ e o reforço da diversidade cultural”, referiram os alunos no fim da viagem.

O Agrupamento de Escolas de Cinfães pretende “proporcionar aos alunos de Cinfães experiências educativas e culturais únicas e inesquecíveis, que muito contribuem para o reforço das suas competências sociais, culturais e linguísticas”.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.

Foto: Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto
Foto: Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto