No passado dia 9 de março, a Biblioteca Municipal de Cinfães acolheu a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura 2022/2023, onde foram apurados os alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos que vão representar o concelho de Cinfães na fase intermunicipal, a ter lugar no dia 21 de abril, em Lousada.
No 1.º Ciclo foram apurados os alunos Ariana Faria, do Centro Escolar de Santiago de Piães; Joana Cardoso, do Complexo Escolar de Cinfães e Fábio Branco, da Escola Básica de S. Cristóvão.

Relativamente ao 2.º Ciclo, foram destacados os alunos Madalena Silva e Francisco Semblano, ambos do 6.º ano da EB 2,3 de Cinfães e Beatriz Branco do 5.º ano da EB 2,3 de Souselo. Já no que respeita ao 3.º Ciclo, ficaram apurados da EB 2,3 de Cinfães, Gustavo Pereira do 7.º ano e Juliana Fonseca do 8.º ano, tendo-se apurado da EB 2,3 de Souselo, Luana Vieira do 9.º ano.
A estes alunos juntam-se Inês Dias do 10.º ano, Iara Madureira do 11.º ano e Felícia Pereira do 12.º ano, da Escola Secundária/3.º Prof. Dr. Flávio Resende, apuradas aquando da realização da Fase Escola.

Entre a realização das provas escrita e oral, os alunos foram presenteados com uma apresentação do grupo cinfanense Cordas D'Ouro, onde os alunos também mostraram os seus dotes e conhecimentos na música tradicional, nomeadamente, cinfanense.
O grande objetivo do Concurso Nacional de Leitura, lançado pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escola é "promover o gosto pela leitura e estimular o treino de competências de expressão escrita e oral".
O município de Cinfães deixou uma mensagem aos estudantes em publicação: "Bem-haja a todos os alunos que participaram, parabéns aos apurados e boa sorte para a próxima fase do concurso".


