No passado sábado, dia 19 de fevereiro, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva entregou 16 bolsas de estudo a alunos paivenses do ensino superior, relativas ao ano letivo anterior. Uma das bolsas foi atribuída a um bombeiro local, também estudante do ensino superior.

No ano letivo de 2020/2021, cada aluno recebeu uma prestação mensal de 75 euros, em nove mensalidades, o que representa um apoio financeiro anual de 675 euros. No total, as bolsas de estudo representam um encargo de mais de 10.800 euros, sendo este um apoio atribuído anualmente pelo município, segundo um comunicado da autarquia.

Foto: Município de Castelo de Paiva

Em relação ao presente ano letivo, os serviços municipais ainda estão na fase de análise das candidaturas que foram admitidas, de acordo com o atual Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo. 

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, que nesta cerimónia esteve acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Almiro moreira, e outros membros do executivo municipal, afirma que se pretende “continuar a apoiar economicamente o esforço dos que querem encetar um percurso académico regular integrado no seu projeto de vida e que de outra forma estariam impossibilitados ou com mais dificuldades na concretização desse objetivo, daí também a preocupação da autarquia, em apoiar os alunos com reconhecido mérito académico, nomeadamente, aproveitamento escolar nos dois últimos anos letivos”.

Foto: Município de Castelo de Paiva

Para o autarca, estas bolsas de estudo são “um estímulo e um incentivo que pode potenciar a preparação e a entrada dos jovens no mercado do trabalho, destacando o apoio orientado para os jovens bombeiros que também frequentam o ensino superior”.

Foto: Município de Castelo de Paiva
Foto: Município de Castelo de Paiva
Foto: Município de Castelo de Paiva

Artigo redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.