alunos inovacao amaranteFoto: Município de Amarante
Publicidade

A terceira edição da iniciativa “Empreender e Inovar na Escola” contou com a participação de 158 alunos do quarto ano do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso que apresentaram 37 projetos no Instituto Empresarial do Tâmega (IET), em Amarante.

Os projetos apresentados têm cariz de inovação social em diversas áreas: tecnologia, saúde, social, artes e desporto, entre outros.

A iniciativa, criada em 2019, no âmbito da “Rede Social” – Grupo de trabalho da Educação, tem como objetivo “dar voz às crianças e estimular o desenvolvimento de competências fundamentais para a formação pessoal e profissional enquanto cidadãos do futuro”, sublinha a autarquia em comunicado.

empreender e inovar na escola2
Foto: Município de Amarante

Apostar nas “áreas do empreendedorismo e inovação social, desenvolvendo estratégias e ações que fomentem as competências nestes domínios” foram mais objetivos definidos pelo município e pelo Projeto Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Amarante com as entidades educativas do concelho.

Os alunos dos terceiros e quartos anos do primeiro ciclo das escolas de Amarante são o público-alvo do projeto “Empreender e Inovar na Escola”, que conta o contributo das entidades parceiras da Rede Social e com o apoio da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, CENFIM, CLDS 4G_ Projeto AGIR, Dolmen, EPALC, Infantário Creche O Miúdo, Instituto Empresarial de Amarante, InvestAmarante, Psicosorrir e a Stay to Talk.

Texto redigido com o apoio de Júlia Coelho, aluna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.