A cidade de Saint-Pierre, na ilha da Reunião, acolheu o quinto intercâmbio de alunos do projeto EVA (Igualdade, Variedade e Aceitação), entre os dias 13 e 19 de fevereiro, numa parceria do Agrupamento de Escolas de Resende com estabelecimentos de ensino da Alemanha, França, Estónia, Turquia e Bulgária.

De acordo com o município, duas estudantes de Resende foram acompanhadas por dois professores e visitaram as instalações da escola de acolhimento, participando em diversas atividades: aulas de crioulo, projetos artísticos e workshops sobre os valores inerentes ao projeto EVA.

Assistiram a uma conferência sobre a integração da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens e realizaram uma formação sobre a plataforma eTwinning. Teve ainda lugar a inauguração de uma placa sobre o projeto Erasmus+, a sessão de advocacia sobre o agravamento da situação das mulheres na Europa e uma exibição sobre a igualdade de género.

A comitiva portuguesa teve também a oportunidade de “participar em visitas de caráter cultural à cidade de Saint-Pierre, a antigas casas de trabalhadores de fábricas de açúcar (Les Calbanons de la Cafrine) e a alguns dos lugares mais emblemáticos da ilha”, acrescenta o comunicado.

O próximo intercâmbio irá realizar-se em maio, na Bulgária.