Na terça-feira, dia 15 de fevereiro, decorreu a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura 2021/22. Alguns alunos da região participaram na iniciativa.

Por exemplo, a Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva acolheu a ação pelas 9h00 e contou com a participação de 16 alunos provenientes dos primeiro, segundo e terceiro ciclos e ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão. O júri foi constituído pela vereadora da educação Liliana Vieira, pela representante da Rede de Bibliotecas Escolares, Isabel Pardal, e pela técnica Deolinda Sousa, indica um comunicado da autarquia.

Foto: Município de Castelo de Paiva

Em Paços de Ferreira, a Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis acolheu a sessão pelas 14h00. Cada concorrente leu uma parte de um texto e apresentou uma breve nota explicativa. “Foi um excelente momento, que nos faz acreditar num futuro melhor”, refere uma nota da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

Já a Biblioteca Municipal de Cinfães recebeu, a partir das 14h00, a fase municipal do concurso que contou com a participação de 22 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos dos Agrupamentos de Escolas de Cinfães e Souselo, sendo que as obras escolhidas foram: “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares para os alunos do 1º ciclo ; “A Viúva e o Papagaio”, de Virginia Woolf para os alunos do 2º ciclo e no 3º ciclo, “O Rapaz do Pijama às Riscas”, de Jonh Boyne.

Os alunos são avaliados através de critérios como a intensidade da voz, pontuação, estrutura do discurso, ritmo, expressão corporal, dicção, coerência e coesão discursivas, entre outras.

Após a conclusão desta fase do concurso serão apurados três alunos de cada nível de ensino que representarão o concelho na Fase Intermunicipal que terá lugar em Celorico de Basto. Esta fase realizar-se-á entre os dias 18 de março e 27 de abril numa biblioteca de cada uma das regiões do país – Comunidade Intermunicipal / Área Metropolitana – com o intuito de apurar dois alunos por ciclo de ensino para a Fase Final, constituída por uma prova escrita de pré-seleção online, uma prova de vídeo e uma prova oral de palco. A iniciativa termina no dia 4 de junho de 2022, dia da Grande Final. 

O Concurso Nacional de Leitura, que já vai na 15.ª edição tem como objetivo estimular o gosto e hábitos de leitura lançada pelo Plano Nacional de Leitura em conjunto com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares, tendo como parceiros as autarquias e os agrupamentos de escolas.

Artigo redigido com o apoio de Rui Pinto e Carlos Cardoso, alunos estagiários da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.