O Aliança de Gandra assegurou no passado domingo, 4 de fevereiro, a qualificação para a Super Elite, após o triunfo em São Lourenço do Douro, por 1-0, no jogo da 22.ª jornada da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP).
O emblema do concelho de Paredes tornou-se no primeiro clube a garantir a presença na nova prova da AFP, que será criada na próxima temporada, quando ainda faltam oito jornadas para encerrar a fase regular.
O treinador Marcos Nunes reconhece que o primeiro objetivo da época foi carimbado mais cedo do que o previsto.
“É óbvio que ninguém pensava que a oito jornadas do fim nós já tínhamos o nosso objetivo garantido. Estamos a fazer um campeonato pouco normal, a bater todos os recordes e tem sido muito mérito dos meus jogadores. Eles têm tido uma postura e, mesmo com tantos pontos de avanço, conseguem ter esta concentração, foco e respeito pelos adversários”, vincou.
O Aliança de Gandra ainda não sofreu qualquer derrota esta temporada. No campeonato, soma 19 vitórias e três empates nos 22 jogos realizados. Detém a melhor defesa e o melhor ataque da prova e lidera a competição com 60 pontos, 15 de vantagem sobre o FC Vilarinho, segundo classificado, e 17 sobre o FC Alpendorada, terceiro.
Marcos Nunes assume que o clube tem agora “mais dois objetivos” para alcançar.
“O primeiro é garantir o ‘play-off’ de subida e depois o título de campeão de série. Com tantos pontos de avanço temos a legitimidade de pensar isso, mas vamos passo a passo”, revelou.
No próximo domingo, o Aliança de Gadra desloca-se ao terreno do Candal, para disputar o encontro da 4.ª eliminatória da Taça AFP. Uma competição na qual Marcos Nunes também quer “chegar longe”.
“Nunca neguei, a taça é uma competição que me diz muito e ao clube também. Vamos com tudo, não vamos facilitar nada e não vamos rodar jogadores. Vamos jogar com o melhor onze e vamos a Candal tentar fazer um bom jogo e passar a eliminatória, num campo difícil, com uma equipa que está a fazer um bom campeonato”, projetou.
Marcos Nunes já conquistou uma Taça AFP, em 2018/2019, ao serviço do Vilarinho, precisamente numa final diante do Aliança de Gandra.