Foto de Pedro Ribeiro, retirada de www.aldeiasdemontanha.pt
Na pitoresca Serra da Estrela, a aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, transforma-se anualmente na mais ecológica Aldeia de Natal de Portugal. Entre os dias 7 de dezembro e 1 de janeiro, este recanto de casas de xisto, cascatas e florestas será palco da 12.ª edição de uma festa que combina tradição, sustentabilidade e inovação.
Uma aldeia que vive o Natal de forma única
Com cerca de 170 habitantes, Cabeça é conhecida pelas decorações natalícias feitas à mão. A decoração é produzida pelos próprios moradores, utilizando materiais naturais como giestas, vides, folhas e lã das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela. Tudo provém das limpezas florestais da região, promovendo a sustentabilidade.
Além disso, as luzes LED – Cabeça foi a primeira aldeia LED de Portugal – iluminam as ruas estreitas e as casas de pedra, criando um ambiente "mágico que atrai milhares de visitantes".
Tradição e modernidade de mãos dadas
A aldeia combina as suas raízes históricas com inovações modernas. É uma das primeiras freguesias com cobertura Wi-Fi gratuita, mas preserva tradições como o cultivo em socalcos e a pastorícia. As casas abrem as suas portas para acolher os visitantes, com mercados natalícios, tasquinhas e eventos que promovem a partilha e a comunhão típica do espírito natalino.
Uma festa comunitária
O sucesso da Aldeia de Natal é fruto do trabalho conjunto dos moradores, da Assembleia de Compartes dos Baldios de Cabeça, do Centro de Apoio à Terceira Idade de Cabeça, da ADIRAM, do Município de Seia e da União de Freguesias de Vide e Cabeça. Este esforço coletivo reflete o verdadeiro espírito de Natal: "união e partilha".
Se vem do Porto
Siga pela A1 até ao nó de Albergaria. Saia e entre na A25 no sentido Viseu/Vilar Formoso. Siga até encontrar a saída para Viseu, saia e siga em direção a Nelas pela N231. Quando chegar a esta localidade siga em direção a Seia pela mesma estrada. Depois de passar Valezim, na próxima rotunda seguir pela primeira saída, com a indicação "Cabeça" apanhando a EM518.
Informação retirada de aldeiasdemontanha.pt, cabecaaldeianatal.pt e Turismo Centro Portugal.