As obras na ala psiquiátrica do Hospital de Penafiel vão avançar no próximo mês de maio, na sequência do incêndio que deflagrou na manhã de 26 de dezembro de 2023. A informação foi avançada pela unidade hospitalar.
Tendo em vista a reposição das condições normais de funcionamento, a obra tem um prazo de execução de 90 dias, estando, por isso, prevista a conclusão no mês de agosto.
Depois do incêndio, 27 doentes foram transferidos do internamento do Serviço de Saúde Mental para o Grupo de Hospitais Trofa Saúde Senhor do Bonfim, “o hospital mais próximo que garantia a prestação de cuidados assistenciais adequados às necessidades desta tipologia de doentes”, frisa a Unidade Local de Saúde (ULS) Tâmega e Sousa.
As restantes áreas (urgência e consulta) continuam a funcionar normalmente no hospital.
Na mesma comunicação, a nova administração da ULSTS diz entender que “este é um assunto de máxima importância para o Serviço de Saúde Mental, pelo que está empenhada em restabelecer o normal funcionamento do internamento no curto prazo, providenciado a abertura do concurso para a execução da obra”.
Recorde-se que o incêndio na ala de psiquiatria provocou seis feridos, dois assistidos no local, e quatro transferidos para a urgência.