As Águas de Paços de Ferreira e a Águas do Marco assinalam, este ano, o Dia de São Valentim com um concurso de poesia sob o tema «Falar de Água com Amor».

O desafio foi lançado aos alunos do terceiro e quarto ano do ensino básico e esta é a sétima edição consecutiva do concurso, que abrange as escolas do primeiro ciclo do ensino básico do concelho, ensino público e privado.

De acordo com um comunicado da organização, a poesia deverá ser “original, criativa, coerente, pertinente ao tema, com ideias e vocabulários compatíveis à sua categoria, bem como conter as palavras ‘Águas’ e ‘Paços de Ferreira’”, no caso da Águas de Paços de Ferreira e, no caso da Águas do Marco deverá conter as palavras ‘Águas’ e ‘Marco de Canaveses’.

Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho e cada escola deverá enviar os seus poemas a concurso, num envelope ou por e-mail (digitalização do poema original manuscrito), com os poemas devidamente identificados com o nome do aluno e o nome da escola até ao dia 31 de março.

Até ao final do mês de abril são escolhidos os vencedores, sendo que serão atribuídos os seguintes prémios: 1.º lugar – Portátil híbrido; 2.º lugar – portátil; 3.º lugar – tablet. À escola do aluno vencedor será oferecido um vídeo projetor e todos os alunos participantes receberão diplomas de participação e os melhores poemas serão depois expostos em data a definir.

O júri do concurso de Paços de Ferreira é composto por Manuela Bentes, Anabela Bastos e Sílvio Silva e do Marco conta com Alexandre Aguiar e Susana Sousa.

Pode consultar o regulamento do concurso de Paços de Ferreira neste link e de Marco de Canaveses aqui.