Entre os dias 12 e 15 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Cinfães foi palco do primeiro encontro do projeto Erasmus+ “Nature in the Eye of a Digital World”. Este projeto reúne escolas de Portugal, Croácia, Letónia e Suécia com o objetivo de ajudar os alunos a recuperar competências sociais, artísticas e digitais, integrando atividades ao ar livre e ferramentas digitais como resposta aos desafios gerados pelo confinamento da pandemia.
O evento contou com a presença de oito professores das escolas parceiras – Osnovna škola Petra Kanavelića, de Korčula (Croácia); Incukalna Pamatskola, de Incukalns (Letónia); e Skogstorpsskolan, de Esquilstuna (Suécia), que coordena o projeto.
Durante a semana, foram realizadas diversas atividades, como workshops, criação de materiais pedagógicos digitais e atividades demonstrativas, envolvendo professores de diferentes áreas curriculares, formadores e especialistas.
Para além da componente pedagógica, os docentes dos quatro países apresentaram os seus sistemas educativos e práticas de ensino digital, promovendo a troca de ideias e boas práticas para enriquecer os processos educativos. O programa incluiu também momentos culturais, com destaque para uma receção nos Paços do Concelho e uma visita ao Douro Vinhateiro, que permitiram aos participantes conhecer melhor a região e a sua cultura.
O projeto, que se estende até 2026, prevê a realização de mais três encontros, desta vez com a participação de alunos. O próximo evento terá lugar na Letónia, em abril, e contará com a presença de cinco alunos e dois professores do Agrupamento de Escolas de Cinfães. No total, quinze estudantes de Cinfães terão a oportunidade de participar nesta experiência internacional Erasmus.
Segundo o coordenador do projeto, Idálio Loureiro, o objetivo é “criar recursos inovadores que motivem professores e alunos e promovam uma participação ativa e positiva na sociedade, contribuindo para um futuro educativo mais inclusivo e estimulante”.