Sábado, 24 de agosto, é o dia de Penafiel, da Cebola e do Cooperativismo na AGRIVAL 2024.
Com o stand vestido a rigor para representar o dia de S. Bartolomeu, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, destacou que este momento serve para celebrar “a nossa penafidelidade e em que aproveitamos para mostrar um pouco do muito que, felizmente, temos para mostrar… os nossos produtos endógenos, tradições, gastronomia, e deste sentimento de pertença, porque só com esta união e todos estes atores é que nós conseguimos continuar a ser um concelho com uma história tão bonita e que vai tendo uma continuidade de progresso e de desenvolvimento”.
Convicto de que os penafidelenses são um povo orgulhoso do seu passado, o autarca destacou que “queremos dar-lhe continuidade. Podemos ter as nossas divergências, mas estamos sintonizados na nossa paixão pela nossa terra e na vontade de a querermos ver avançar”.
Para terminar, Antonino de Sousa dirigiu uma mensagem a todos os penafidelenses: “as pessoas de Penafiel têm muita vaidade na sua penafidelidade e é uma vaidade que é inteiramente justa, porque resulta desse percurso extraordinário. Todo esse ADN que se foi construindo ao longo dos séculos faz com que o sentimento seja muito especial. Espero que os penafidelenses nunca deixem de sentir amor por esta terra”.