Tem início esta semana a 41.ª edição da Agrival, em Penafiel, que vai decorrer de 19 a 28 de agosto.

O palco principal da Agrival recebe no primeiro dia (19) a atuação de Quim Roscas & Zeca Estacionâncio. Na noite seguinte, sobre David Carreira ao palco e Blaya no dia 21. Dia 22 de agosto, é a vez de Zé Amaro, seguido de ProfJam, no dia 23. Já Fernando Daniel regressa à Agrival no dia 24 e a estreia de Syro está marcada para dia 25. Carolina Deslandes atua no dia 26 e Diogo Piçarra dia 27.

Das novidades para esta edição, a autarquia destaca a introdução de bilhetes digitais, que podem ser adquiridos no site oficial da Agrival, assim como a estreia da região dos Açores na Mostra de Gastronomia Nacional e ainda a implementação de um dia dedicado à Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a 27 de Agosto. As famílias numerosas (com três ou mais filhos) os bombeiros voluntários e os idosos das IPSS’s do concelho de Penafiel vão ter entrada gratuita na Agrival.

O ingresso para o certame vai passar a ter um custo de cinco euros, “devido à inflação e ao aumento do IVA, de 6% para 23%”.

Foto: Município de Penafiel

Esta feira agrícola acolhe, num espaço superior a 25.000 metros quadrados, expositores ligados à agricultura e ao gado, mas também a inúmeras áreas de negócio como maquinaria, agroindústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, serviços, entre outros.

Durante os 10 dias, a Agrival “é visitada por milhares de pessoas, que, para além da vertente expositiva, têm ainda à disposição a Mostra de Gastronomia Nacional, assim como uma forte componente cultural e musical, provas de degustação do vinho verde e concursos de produtos tradicionais, como o da cebola, melão casca de carvalho, broa de milho, entre outros”.