logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Agilde foi o ponto de partida para a presidência aberta do município de Celorico de Basto

Redação

O executivo municipal de Celorico de Basto deu início, no dia 14 de outubro, à presidência aberta num roteiro que teve como ponto de partida a freguesia de Agilde. Nos meses que se seguem, o município vai visitar todas as freguesias e uniões de freguesias, para dar conta do desenvolvimento do concelho.

A iniciativa arrancou com uma reunião, que juntou os vereadores com funções executivas e os elementos que constituem a Junta de Freguesia de Agilde. Durante a manhã, o executivo deu conta dos trabalhos realizados na freguesia, as obras a decorrer e os projetos para o futuro, ouvindo do executivo da freguesia as dificuldades e anseios da população. Destaque para o arranque da instalação da rede de saneamento e a pavimentação das estradas municipais e para a definição de um plano de ação que contempla a instalação da rede de saneamento na rua de Santa Eufémia e na estrada que liga Várzea à Senhora da Rosa. A pavimentação será agora concretizada com a inclusão do saneamento.

Em comunicado, a autarquia destaca, também, os trabalhos realizados no âmbito da medida 'Uma Acessibilidade Condigna para Todos', estando já executadas as intervenções na Rua do Monte da Serra, Travessa da Estrada, Travessa do Ladário, muros de suporte na Rua das Veigas e caminhos florestais na Serra da Penouta.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, reforçou o "compromisso e empenho do município em prosseguir estes trabalhos", executando obras na Rua de Santa Eufémia, Rua de Agilde, Travessa de Queiriz, Rua das Veigas, Rua do Monte da Serra e a construção do muro de suporte na Travessa do Ladário.

Para o futuro, os dois executivos alinharam estratégias e prioridades para a freguesia, nomeadamente a criação de uma zona industrial na freguesia, num espaço que dá continuidade às unidades de acolhimento industrial dos vizinhos concelhos de Fafe e Felgueiras, criando assim, em conjunto, "um dos maiores parques industriais do Norte do país".

O objetivo, do município e da junta de freguesia, é que os projeto futuros "respondam às necessidades da população", como a instalação de um serviço de correios na freguesia, o reforço da rede de fibra ótica e a melhoria do serviço de transportes públicos. Em análise estiveram também "projetos que contribuam para o reforço da atratividade da freguesia", como as melhorias a realizar na praia fluvial de Agilde, as obras no largo envolvente à Igreja e a construção da Capela Mortuária, a requalificação da escola da Várzea, e as obras de ampliação do Campo de Jogos de Agilde.

O arranque da presidência aberta assinala a passagem de metade do mandato dos órgãos eleitos.