Open Day sobre Turismo de Natureza reuniu agentes do setor e entidades territoriais na quinta-feira, 16 de fevereiro, em Baião e Marco de Canaveses.
O Open Day surgiu como resultado das sessões de trabalho realizadas pela Biosphere Portugal ao longo do último ano e teve como "objetivo de se conhecer e fomentar sinergias para qualificar a oferta na região".

Segundo Cristina Vieira, presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, "este trabalho teve em vista a capacitação dos agentes do território do Douro, Tâmega e Sousa para o conhecimento de mercado, para a sustentabilidade, o trabalho em rede e o marketing digital. Outro dos objetivos deste projeto passou pela criação de uma identidade corporativa para a marca "Turismo de Natureza" da região abrangida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, à qual se deu o nome de "Guided by Nature.PT".

A iniciativa, que contou com a participação de mais de 30 agentes dos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa ligados ao setor do turismo, consistiu numa visita à Fundação Eça de Queiroz e à Casas de Casinhoto, em Baião, no período da manhã e, já no período da tarde, decorreu um almoço com visita à Casa do Rio, em Marco de Canaveses, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de trocar contactos e estabelecer redes de parceria.

A atividade surgiu no âmbito do projeto "Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 4 - Turismo de Natureza", promovida pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega, parte integrante da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE "Turismo para Todos", em colaboração com a CIM do Tâmega e Sousa, cofinanciados pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.