Agenda

Casa da Juventude de Amarante festeja 10.º aniversário durante uma semana

José Rocha

26-11-2019

De 2 a 8 de dezembro, vão realizar-se diversas iniciativas, tais como uma conferência internacional e a cerimónia de Entrega de Prémios de Boas Práticas de Associativismo e Voluntariado Jovem.

A Casa da Juventude de Amarante cumpre 10 anos de existência em 2019. De forma a assinalar a data, a instituição gerida pelo Aventura Marão Clube vai dedicar a primeira semana de dezembro a uma série de iniciativas relacionadas com o trabalho por ela desenvolvido, que têm também como objetivo celebrar o Dia Internacional do Voluntariado.

A primeira atividade começa na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, e termina no dia 6. Trata-se de um bootcamp do projeto TRY, financiado pelo Erasmus+, no qual participam 21 jovens da Roménia, Polónia e Portugal. Em cima da mesa estarão em discussão o empreendedorismo e inovação social.

Já entre os dias 4 e 7 de dezembro, decorre o "EVS Camp", que reúne em Amarante 30 voluntários europeus com vista a desenvolverem os respetivos projetos de Corpo Europeu de Solidariedade em Portugal.

Na manhã do dia 5, é a vez de se realizar um plenário para partilha de experiências passadas relacionadas com atividades, parcerias e voluntários da Casa da Juventude de Amarante. Já de tarde, a sessão é dedicada a uma discussão de grupos de trabalho (análise SWOT) de projetos presentes, com as conversas sobre o futuro a ficarem reservadas para o plenário do dia seguinte.

Também no dia 5, acontece no auditório do Centro Cultural de Amarante a cerimónia de Entrega de Prémios de Boas Práticas de Associativismo e Voluntariado Jovem, organizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Para os dias 5 e 6, está reservada uma conferência internacional sobre o programa Erasmus+ e o trabalho da Casa da Juventude de Amarante, a qual decorre no auditório da Casa da Portela e na sede da associação.

O programa das comemorações encerra com a reunião internacional do projeto COOLIVING, também financiado pelo Erasmus+, nos dias 6 e 8. O certame leva à sede da Casa da Juventude de Amarante participantes vindos da República-Checa, Inglaterra, Itália e Portugal.

As celebrações serão presenciadas por várias entidades ligadas ao município e ao trabalho desenvolvido pela Casa da Juventude de Amarante, tais como João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, José Luís Gaspar, presidente da autarquia, ou Vítor Dias, diretor regional do IPDJ.