Os petiscos poderão ser avaliados no renovado site www.petiscando.pt.
Durante o mês de outubro, o Concurso Gastronómico “Petiscando” vai proporcionar a degustação de 18 novos petiscos em 18 estabelecimentos de Penafiel. A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) apresentou esta terça-feira, dia 1 de outubro, a sua 5.ª edição do concurso no espaço D’Agradável, onde pontuou o primeiro petisco: “Pistachio Toast”.
Nuno Brochado, presidente da direção da AE Penafiel, começou por destacar que o Concurso “Petiscando” regressou com uma “grande novidade”: a melhoria da aplicação. “Fomos notando no passado que existiam problemas com as votações, então procuramos a melhoria contínua do concurso para ser mais justo. O petiscando.pt permite que qualquer visitante dos espaços possa fazer o seu primeiro registo através do número de telemóvel, tendo também que responder a algumas questões de segurança”.
Ao longo destes cinco anos, Nuno Brochado tem notado que a iniciativa contribuiu para “a promoção da marca Penafiel. As localidades também são conhecidas pelos restaurantes que têm e é facto que queremos criar um roteiro gastronómico, em que qualquer consumidor pode vir a Penafiel e provar diferentes petiscos”. Além disso, têm também notado um “aumento dos participantes, uma variedade maior de petiscos, desde o pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e até sobremesas. Os participantes têm caprichado mais na elaboração dos pratos”, destacou.
No que ao valor diz respeito, o presidente explicou que: “tentamos colocar o petisco com o limite de cinco euros, embora tenham havido algumas alterações fruto dos tempos, mas não andará longe disso”.
A participação de seis freguesias do concelho nesta atividade é, para a AEP, um motivo “de orgulho, porque a AEP sempre quis sair do centro, não ser uma associação do centro da cidade”, garantindo que o ‘Petiscando’ tem “muito para crescer” e relembrando que, no final, os 18 estabelecimentos participantes, terão como forma de agradecimento “um miminho. Espero que se mantenham motivados”.
Também Pedro Cêpeda, vice-presidente da câmara municipal, olha para o concurso como uma forma de promover “aquilo que de melhor há na nossa gastronomia”, através de espaços que “sabem receber bem, que têm produtos gastronómicos de excelência, que conseguem aliar a riqueza do património gastronómico a uma certa inovação… a verdade é que reconhecemos que os nossos empreendedores têm sabido quebrar fronteiras e têm tido a capacidade de se reinventar”, afirmou.
Assim, Pedro Cêpeda olha para a oferta gastronómica no concelho de Penafiel como vasta. “Temos espaços de restauração com décadas e grandes referências, mas também temos espaços mais recentes que vêm neste concurso uma oportunidade de se promoverem e atraírem novos clientes”, deixando o desejo de que as pessoas se divirtam e que esta iniciativa possa “ajudar na economia local”.
António Teixeira, formador da área da Restauração e Hotelaria, tem participado no ‘Petiscando’ desde o primeiro dia e tem notado, ao longo destes cinco anos, “muita evolução”, afirmando que Penafiel é “uma cidade em que o ‘Petiscando’ funciona muito bem. Os empresários aderem”, realçou.
Após ter degustado o primeiro prato, o júri revelou que o concurso começou “bem. Começou com uma nota alta que nos torna a vida cada vez mais difícil, porque todos os anos se nota melhoria e um avanço muito significativo em relação à qualidade, apresentação e sabor”. Uma inovação que considera importante para o concelho, mas também para os próprios clientes. “É bom porque vêm sempre provar algo novo”, deixando ainda um agradecimento à AEP e à câmara por “terem apostado nesta iniciativa, porque temos evoluído muito na gastronomia”.
A concurso estão a Hamburgueria da Praça Penafiel, o Restaurante Rocha, o E-Tapas & Wine Bar, o D´Alma Food & Drinks by Fabi, o APP Café, a Tasca da Vinha, o Suki Restaurante, o Audácia Food Drinks, o Fidélis Beer Garden & Shop, o Bifanas & Petiscos, o Plaza Grill, o Solar do Souto, o Campu’s Caffé, o Preguinho On Wheels, o Dantes, o CASANOVA, a Cantina do IPI e o D’Agradável.
Recorde-se que no final do concurso serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados do “Prémio do Júri”, júri este que será composto por três elementos (dois da organização e um externo profissional da área da restauração), o “Prémio do Público” (atribuído ao petisco com a melhor classificação no site) e um outro prémio, o “Prémio do Cliente” que será atribuído por sorteio entre os que colecionarem mais carimbos no passaporte gastronómico digital.