logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

ADISCREP é a criadora da "noite mais branca" de Penafiel que "chega a atrair 80 mil pessoas"

Redação

A Noite Branca nasceu no concelho de Penafiel há 14 anos por iniciativa da Universidade Sénior - ADISCREP. Foi no Largo da Ajuda que "tudo começou" e que as ideias continuaram a surgir até culminar numa festa que reúne "em apenas uma noite cerca de 80 mil pessoas".

Num primeiro momento, a ADISCREP começou por realizar diversas atividades ao longo do dia e, de forma a promover a "diversão" noite dentro, convidou os restaurantes a colocar mesas cá fora para que "as pessoas pudessem jantar. A partir desse ano foi o despoletar do 'Jantar na Tua Rua'", quem o diz é Belmiro Leal, o presidente da ADISCREP.

A adesão foi em "massa" e os "próprios comerciantes começaram a agarrar a ideia. No ano seguinte as ruas estavam cheias de mesas e pessoas". Os dois primeiros anos acabaram por ser "cruciais" e levou a organização a "alterar o conceito" no terceiro ano. "Chamamos Noite Branca porque achamos que tínhamos potencial para crescer. A ideia foi fazer da noite dia, isto é, as pessoas virem ao comércio, fazerem compras e ficarem a jantar na rua para tornar, efetivamente, a noite em dia".

Desta forma, as atividades que eram desenvolvidas pelas entidades ao longo de um ano começaram a ser levadas para as ruas. "Criamos sete palcos num espaço de praticamente um quilómetro que vai desde a Praça da Escritaria, no Sameiro, até ao Tribunal de Penafiel". Para além disso, nas ruas soam músicas tradicionais com grupos de cavaquinhos, rancho folclórico e concertinas. "O pessoal das concertinas não precisa de palco e, por isso, andam na rua numa interação com as pessoas que caminham pela avenida. Isto cria uma dinâmica para que esta noite branca seja completamente diferente de qualquer noite branca do país", realça.

Posto isto, a organização da ADISCREP incentivou IPSS, associações, instituições, grupos de ginásio, música, teatro, zumba a juntar-se a Noite Branca do concelho, ao mesmo tempo que realizou um convite à Associação Empresarial de Penafiel (AEP) para que "todo o comércio tivesse aberto até às 00h00 e as montras fossem decoradas com o tom branco".

Uma noite que começou por unir utentes, alunos e voluntários e acabou por trazer, todos os anos, "diversas gerações. A interação é global, toda a gente é ator desta animação porque faz parte do espetáculo", explica o presidente da ADISCREP em declarações ao Jornal A VERDADE.

A Noite Branca em Penafiel tem reunido cerca de 80 mil pessoas durante uma noite e Belmiro Leal espera que "com o tempo que vai estar que o número seja ultrapassado".

https://averdade.com/mes-de-julho-inicia-com-noite-branca-em-penafiel/