Esta iniciativa já chegou a quase 100 escolas e mais de 300 turmas.
Na próxima segunda-feira, dia 27 de março, a Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP), em conjunto com a Sanofi, irá realizar uma ação na Escola Básica de Vilela, concelho de Paredes, sobre a literacia em saúde dos mais novos, pelas 14h00.
Durante a sessão um dos objetivos passa por apresentar o livro infantil "A Diana vai à escola" (livro que faz parte da coleção de livros a "Diana e a Dermatite Atópica") aos alunos do 1.º Ciclo e que irá ser uma ferramenta para "sensibilizar todas as crianças para a dermatite atópica moderada a grave e suas consequências"
A dermatite atópica (DA) é "uma doença autoimune crónica que afeta cerca de 18,6% das crianças/adolescentes na Europa, sendo que 20% dos casos correspondem a estados moderados a graves da doença", explica a ADERMAP em nota de imprensa.
Acrescentando que "esta doença, de base genética e imunológica, pode ser agravada pela exposição a fatores ambientais, uma vez que a pele, por já se encontrar sensibilizada, pode reagir com quaisquer tipos de oscilações externas que possam ocorrer no exterior".
A presidente da ADERMAP, Joana Camilo, explica que "este projeto permite chegar tanto às crianças como a educadores e pais que possam estar em contacto com pessoas com Dermatite Atópica. É importante compreender que esta é uma doença crónica, que pode ir muito para além da pele. Ações que permitam educar e sensibilizar toda a comunidade e, assim, apoiar as crianças com Dermatite Atópica moderada a grave, bem como os seus familiares e cuidadores, são fundamentais. Esta iniciativa é um excelente veículo de promoção do conhecimento sobre a doença".
Já Marisol Garcia Pulgar, General Manager da Unidade de Cuidados Especializados da Sanofi, refere em nota de imprensa que "a coleção 'Diana e a Dermatite Atópica' reafirma o nosso compromisso de promover a literacia em saúde sobre a dermatite atópica moderada a grave e de apoiar a comunidade de crianças e pré-adolescentes, bem como as suas famílias a lidarem com esta patologia de forma mais consciente. Seguimos firmes no nosso propósito de sensibilizar e de disponibilizar soluções inovadoras que transformem a prática da medicina e contribuam para melhorar a vida das pessoas".
No âmbito desta ação nas escolas, já foram entregues 8.570 livros em Portugal Continental e Ilhas, abrangendo cerca de 99 escolas e 322 turmas, o que contribui para "o combate à iliteracia em saúde".
A ação na Escola Básica de Vilela (Paredes) vai contar com a presença de Joana Camilo, presidente e uma das fundadoras da ADERMAP, e com Marisol Garcia, General Manager da área de Cuidados especializados da Sanofi Portugal.