concurso de fotografia
Publicidade

“Descobrir a natureza das Aldeias Sem Fronteiras” é tema do concurso de fotografia, promovido pela ADER-SOUSA, no âmbito do Aldeias Sem Fronteiras (com início a 1 de março).

O objetivo do concurso é “proporcionar a que os locais olhem para o seu território, fiquem a conhecer o seu território e valorizem mais aquilo que têm”, explica José Sousa Guedes, coordenador da ADER-SOUSA.

Os três primeiros classificados vão receber um drone, um disco portátil e uns phones, respetivamente.

Em comunicado, a cooperativa indica que os interessados devem submeter o trabalho até ao dia 31 de maio. O regulamento do concurso está disponível no site do Aldeias Sem Fronteiras.

Projeto Aldeias Sem Fronteiras

O projeto Aldeias Sem Fronteiras, promovido pela ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa e pela CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, visa a animação territorial e o relacionamento inter-geracional. No total, serão realizadas 303 atividades em nove concelhos e 40 freguesias das Terras do Sousa e da Terra Fria Transmontana.

O Aldeias Sem Fronteiras, financiado no âmbito do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, assenta em cinco eixos: eixo económico (valorizar os recursos endógenos e estimular o empreendedorismo), eixo ambiental (estimular a fruição da natureza, retirando as pessoas da zona de conforto e estimular o contacto entre elas, assim como, sensibilizá-las para a preservação do meio ambiente), eixo cultural (estimular a fruição do património material e imaterial de cada concelho e freguesias envolvidas), eixo educativo (transmitir o conhecimento e as tradições inter-geracionais), eixo capacitação / transferibilidade (assegurar que o projeto seja apreendido por outros técnicos).