A Associação Desportiva Marco 09 (AD Marco 09) conquistou o Troféu Cidade do Marco, um torneio que juntou ainda, no Estádio Municipal de Marco de Canaveses, o Futebol Clube de Alpendorada (FC Alpendorada) e a Associação Recreativa e Cultural de São Lourenço do Douro (ARC São Lourenço do Douro).

No primeiro jogo, a AD Marco 09 venceu a ARC São Lourenço do Douro por uma bola a zero, com o golo a ser marcado pelo capitão Hugo Pereira, na conversão de uma grande penalidade. Na marcação de penáltis, que acontecia em todos os jogos, os vermelhos e brancos também saíram vencedores, somando, assim, um total de quatro pontos (três pela vitória em jogo e um pela vitória nas grandes penalidades).

No segundo jogo, o FC Alpendorada bateu o São Lourenço do Douro por um a zero, também pela conversão de um penálti, marcado por Gabriel Fraga, o que fez com que os azuis e brancos ficassem com três pontos. No final de jogo, e após a marcação dos penáltis, o São Lourenço do Douro somou um ponto.

Já na última partida, a decisiva, os vermelhos e brancos bateram o FC Alpendorada, também por uma bola a zero, com um golo de Valdinho, ex-jogador dos pedreiros. Neste jogo não decorreu a marcação de grandes penalidades, uma vez que não iria influenciar o resultado.

A AD Marco 09 conquistou, assim, o Troféu Cidade do Marco, que juntou nas bancadas centenas de adeptos dos três clubes.

No final da partida, e em declarações à Rádio Marcoense, o treinador da AD Marco 09, Bock, mostrou-se “feliz” por ter ganho o troféu. Contudo, admite que o que mais o deixou satisfeito foi “a implementação em jogo dos princípios que temos treinado. Isso é o mais importante. É essa motivação que eu quero e é essa a identidade”.

Por sua vez, o treinador do FC Alpendorada, Paulo Mendes, disse que “este foi um bom teste” e que “o resultado é o menos importante. Agora, o nosso foco é o dia 11 de setembro, a Taça de Portugal com o Paredes. Ainda temos de crescer, estamos numa fase de mudança e a fazer um crescimento sustentável, com consistência. Quando iniciarmos a competição estaremos muito fortes”.

Já Pedro Monteiro, treinador da ARC São Lourenço do Douro, referiu que este foi “mais um momento de crescimento. Acho que estivemos bem nos dois jogos, em alguns momentos melhores do que noutros. Utilizamos a mesma equipa do ano passado e temos de ser competitivos, mas temos de melhorar. Ainda temos de receber dois ou três jogadores e estamos a tentar ser inteligentes nessas escolhas”.

As duas equipas marcoenses que vão disputar a Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, AD Marco 09 e ARC São Lourenço do Douro, jogam a primeira jornada a 4 de setembro. Já o FC Alpendorada arranca a época no dia 11 de setembro, diante do Paredes, para a primeira eliminatória da Taça de Portugal.