Foi no escalão de formação que começou a ligação entre Ilídio Magalhães e a Associação Desportiva de Lousada, depois de um convite para assumir a direção, “um desafio interessante”, confessa o atual presidente do clube. As coisas foram evoluindo e apesar da ligação à formação que Ilídio Magalhães sempre admirou, pela possibilidade de poder ver a crescer homens e atletas, sentiu a determinada altura um “grande distanciamento entre o clube e a vila”.

A junho de 2021 é eleito presidente da AD Lousada e quando assumiu o cargo, Ilídio Magalhães traçou objetivos e apostas futuras, mas revela que não foi necessário fazer muitas alterações porque “a AD Lousada já vinha no caminho” daquilo que pensava ser “o melhor para o clube e com alguns ajustamentos” tem conseguido seguir o caminho planeado. Na perspetiva do presidente a estabilidade é fundamental para haver evolução num clube e pretende, por isso, “estabilizar a equipa técnica e os recursos financeiros” para preparar a nova época. A direção pretende criar um projeto que “não seja apenas de um ano, mas que tenha continuidade”.

Ilídio Magalhães é o presidente do clube lousadense

Ilídio Magalhães está confiante no caminho que tem sido feito, com alicerces para um futuro desportivo prometedor e com condições para “continuar na divisão de Elite”. Depois de algum afastamento da comunidade lousadense ao clube do concelho, na presente época o presidente da AD Lousada tem verificado uma  maior aproximação, com “mais pessoas no estádio do que nos dois ou três últimos anos”. Uma nova realidade que resultou da “excelente comunicação para o exterior”, mas também da transparência que tem gerado melhores resultados. “É fundamental e queremos que aconteça cada vez mais. Temos cada vez mais jovens a assistir aos nossos jogos e é muitíssimo importante porque são o futuro de amanhã”, enaltece Ilídio Magalhães. No futuro, a AD Lousada “tem condições para pensar mais alto”.

“Temos jogado um futebol atrativo que cativa os adeptos”

Depois de dois anos com algumas dificuldades, Marcos Nunes enfrenta uma nova época “que está a correr acima das expectativas” para os seniores da Associação Desportiva de Lousada. Foi no final da época passada que assumiu os comandos da equipa sénior e encontrou algumas condicionantes como lesões que obrigaram a ajustes. “Tivemos, muitas vezes, de ajustar porque tivemos mais lesões do que o habitual. Este tempo de paragem foi uma readaptação a várias situações”, conta Marcos Nunes que se apresenta positivo perante um grupo que tem “respondido bem” num campeonato que tem sido “tranquilo”.

Com um contrato renovado por mais um ano, Marcos Nunes apresenta um “ano zero” da AD Lousada, com uma nova forma de trabalhar para “construir um plantel de qualidade técnica e humana”, que pensa estar a conseguir. O técnico acredita que o clube e a vila têm “dimensão suficiente para pensar noutros patamares”, a nível desportivo, agora que se está a reorganizar. Uma luta dentro das quatro linhas, mas também fora de campo onde Marcos Nunes conta com todo o apoio dos adeptos, sócios e da Câmara Municipal, “importantes num campeonato extremamente competitivo, com clubes com orçamentos muito altos”

A AD Lousada quer ser um clube que luta pelos primeiros lugares e que, no futuro, pensa alcançar outros patamares, “porque tem estrutura e condições físicas para isso, uns adeptos apaixonantes que gostam do clube”, garante o treinador, acrescentando que para a próxima época, os objetivos passam por manter a equipa, o que não “será difícil porque os jogadores estão felizes em representar Lousada”, indica. 

A equipa Lousadense vem de dois anos complicados, com apenas três vitórias em duas épocas e por isso Marcos Nunes considera “normal o afastamento dos adeptos”. Hoje, já se assiste um retorno do apoio, um dos principais objetivos da direção, da equipa técnica e dos jogadores. “Temos jogado um futebol atrativo que cativa os  adeptos e sente-se claramente na bancada que as pessoas gostam do futebol que jogamos, muito positivo e ofensivo”

Com uma perspetiva positiva relativamente ao futuro, Marcos Nunes deixa uma mensagem aos adeptos para que “continuem a apoiar, nas vitórias e nos momentos menos bons”. Os resultados advém da comunhão entre equipa e adeptos e os clubes “só podem crescer se tiverem adeptos com esse entusiasmo”, terminou.

Conheça o plantel do AD Lousada

Batista
Cardoso
Carlos Pereira
Chiquinho
Dani
Edgar
Fábio
Faria
Ferreira
João
Lucas
Luís
Martins
Meireles
Miguel Almias
Miguelito
Moreno
Paulo Jorge
Preto
Ricardo Barros
Rui Moreira
Russel
Zé Pinto
Marcos – Treinador
Gil – Adjunto
Hugo – Adjunto
Valter – Adjunto
Berto Barbosa – Diretor Desportivo
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é ExclusivAgora-banner.jpg