Esta segunda-feira, dia 27 de março, os Acionistas da Águas do Douro e Paiva reuniram em Assembleia Geral e aprovaram, por unanimidade, o Relatório e Contas de 2022.
Durante a reunião foi ainda definida a respetiva proposta de aplicação de resultados, bem como o Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2023, e a eleição dos titulares dos órgãos sociais da sociedade, para o mandato 2023-2025.
Em nota de imprensa, AdDP revelou que o ano de 2022 foi "bastante positivo no que diz respeito à gestão operacional e financeira da empresa, tendo a AdDP concluído este sexto ano de atividade com uma prestação de elevada qualidade, praticando uma das tarifas mais baixas do setor". Acrescentando que o volume de negócio atingiu os 35,5 milhões de euros e que superou em 2,2% o valor alcançado em 2021, terminando o ano com um resultado financeiro de cerca de 112 mil euros.
No comunicado mencionam ainda "o facto de ter sido totalmente amortizado o endividamento em suprimentos AdP. Assim, no final do ano a dívida era apenas composta por empréstimos BEI e a dívida líquida era de 2,2 milhões de euros".
Considerando que "estes resultados são a consequência de uma gestão económica e financeira rigorosa que se traduz, a par destas medidas, numa política de contenção de gastos continuada, que tem vindo a colocar em prática e otimização de recursos que permitiram o cumprimento das orientações para o setor empresarial do estado".
O ano de 2022 ficou marcado pelo abastecimento à zona nascente e construção de nova origem, ambas as empreitadas no município de Baião, a reabilitação da ETA do Ferro e a conclusão da empreitada dos novos pontos de entrega de Lousada. Desta forma, o ano passado teve um investimento total de 8,24 milhões de euros.
1.Por último, a acionista AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A. apresentou a proposta, para votação em bloco, da eleição dos seguintes titulares dos órgãos sociais da sociedade para o mandato 2023-2025:
Mesa da Assembleia Geral:
Presidente: Andreia Belisa Gomes Júnior de Araújo Lima;
Vice-presidente: Paulo Manuel Marques Fernandes;
Secretário: Ana Cristina Rebelo Pereira.
Conselho de Administração:
Presidente executivo: António Manuel Leitão Borges;
Vogal executivo: Vítor Manuel Simões Dias;
Vogal executiva: Joana Mafalda Felício Ferreira;
Vogal não executiva: Sónia Raquel Conchinha Pacifico;
Vogal não executivo: José Luís Gaspar Jorge, presidente da Câmara Municipal de
Amarante.
Comissão de Vencimentos:
Presidente: Catarina Isabel Clímaco Monteiro d'Oliveira;
Vogal: Rui Mendes Costa;
Vogal: Joaquim Jorge Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de
Azeméis.
1 - Com exceção da eleição do Conselho Fiscal e Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, que será objeto de deliberação a tomar em Assembleia Geral ulterior, a convocar para o efeito, mantendo-se os que foram eleitos na Assembleia Geral anterior, realizada a 15 de junho de 2020.