A música faz, cada vez mais, parte da vida das pessoas e é habitual vermos jovens a optarem por estudar um determinado instrumento, especializando-se, desta forma, a nível musical. E é a esta especialização que a Academia de Música de Resende se dedica, diariamente, desde a sua fundação, em 2008 por iniciativa do Município de Resende.
Em entrevista ao Jornal A VERDADE, Silvério Guedes, professor da academia desde a sua fundação, revelou que atualmente são 112 os alunos que compõem a escola. "Somos seis professores, no total, de violino, piano, guitarra, bateria, acordeão e concertina e também de formação musical. Há várias classes de conjunto de vários instrumentos com os vários professores", disse.

Na passada terça-feira, dia 22 de agosto, a Academia de Música de Resende esteve representada na AGRIVAL, no dia dedicado ao concelho. Estiveram "20 alunos de concertina e acordeão", do professor Silvério Guedes. "Animaram o evento no dia dedicado ao nosso concelho, fez todo o sentido estarmos presentes. As nossas atuações são feitas em representação do município, porque a academia pertence ao município. A nível particular, fazemos apenas em casos excecionais", garantiu.

Silvério Guedes afirma que este grupo que representa foi criado "para perpetuar as tradições do concelho e mostrar a música da região", pretendendo ainda "continuar a atrair os jovens e mantê-los ligados às tradições". Para o professor, o concelho de Resende "é muito ligado a grupos folclóricos federados e bandas filarmónicas, então pretendemos preservar a cultura musical e motivar os mais jovens para esta área".
Sobre a concertina e o acordeão, instrumentos que ensina, o professor Silvério Guedes refere que, até há pouco tempo, "estavam um pouco esquecidos e agora há muito mais adesão. Temos uma lista de espera muito grande, principalmente para a concertina". No entanto, a espera estende-se também a outros instrumentos. "Temos 112 alunos e em todos os instrumentos há uma lista de espera. Vemos futuro nesta academia que, de ano para ano, vai tendo cada vez mais alunos e chegando também a jovens de outros concelhos, como é o exemplo de Baião, Cinfães, Mesão Frio, Lamego…", acrescentou.

O professor garante, em jeito de conclusão, que "a região é mais forte quando trabalha em conjunto" e refere que "a Academia de Música de Resende é para todos os concelhos e todas as idades. Não há limite", finalizou.