begin
Publicidade

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, dia 13 de maio, a Academia Begin MarcoInvest, no concelho de Marco de Canaveses. O espaço, localizado no Edifício Sonae, conta com três salas, com uma nova resposta para a comunidade local e tecido empresarial.

A academia foi criada na premissa de que a formação profissional ocupa um lugar de destaque na atualidade, tanto para os empregadores, como para os próprios trabalhadores das organizações. O principal objetivo da Academia Begin MarcoInvest passa por promover a valorização do capital humano e das próprias empresas e organizações do concelho, sendo que a formação é o fator fundamental apra o investimento pessoal com retorno efetivo.

No dia da inauguração, arrancou a formação profissional, com as duas primeiras turmas, numa parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, IP). 

whatsapp image 2022 05 13 at 12.30.35

Nuno Pinto, vereador com o pelouro do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, explicou que este projeto vem “do comprometimento eleitoral em outubro” quando iniciou o mandato. “Vem no seguimento de um projeto anterior, o MarcoInvest, que é o projeto chapéu de tudo isto.  Em 2017, quando esta maioria chegou ao poder, estabeleceu como projeto de desenvolvimento em Marco de Canaveses designou-o de MarcoInvest, que tem hoje mais um passo em frente com esta Academia Begin MarcoInvest. Begin, no sentido de início, renascer, reinício, de refazer, de modificar, de voltar a fazer”, explicou.

O objetivo da autarquia é que esta academia “se alargue aqui e a todo o concelho. Este é o momento inicial, em que pretendemos concentrar formação para não ativos, no caso é o que estamos a iniciar hoje. Muito brevemente iniciará, também em período pós-laboral, uma formação para ativos que já está em oferta pública”, anunciou.

A autarquia conta, também, com várias parcerias para a concretização desta academia, nomeadamente com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Tâmega e Sousa e com o Centro de Formação de Vila Real. “Neste momento, o município tem já parcerias com o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) e a Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (ASSIMAGRA), para responder a áreas especializadas e relevantes para o tecido industrial do concelho e, portanto, para os seus dirigentes e colaboradores”, constatou Nuno Pinto.

whatsapp image 2022 05 13 at 12.30.39

Para o vereador, um dos objetivos primordiais é a criação de emprego no concelho, com maior ou menor qualificação. “Na altura em que se estabeleçam cá novos negócios, novas empresas, queremos que os marcoenses tenham as qualificações necessárias para aceder a esses empregos. Porque não fica completa a estratégia MarcoInvest, se desenvolvermos o nosso potencial de chamar para cá negócios e empresas, e depois, por falta de qualificação, esses empregos sejam dados aos moradores dos concelhos limítrofes. É contra isso que nós combatemos”, frisou.

As formações iniciadas esta sexta-feira, dia 13 de maio, são na área social e, com o aumento das IPSS’s no concelho, nomeadamente com a Creche de Vila Boa do Bispo, o Lar de Idosos em Soalhães e o futuro Lar de Idosos em Alpendorada, Várzea e Torrão, são “formações felizes” porque “vão ao encontro deste crescer de oferta de instituições na parte social, que que aqui se coadunam de duas maneiras, é importante porque realmente criam emprego e ajudam a dar a resposta social que nós necessitamos, quer para a terceira idade, quer para os mais novos”.

Este é, então, um projeto para “juntar esforços com as várias entidades, e podemos colocar os marcoenses predispostos a dar as boas respostas aos empregadores que se aproximem do nosso território, e eu vou falando com alguns, recentemente iniciam-se alguns processos de recrutamento em algumas unidades e a nossa preocupação é que sejam sempre os marcoenses a aceder a esses locais de trabalho”.

whatsapp image 2022 05 13 at 12.30.40

De acordo com Nuno Pinto, a Academia Begin MarcoInvest está disponível “para ter todo o tipo de abrangência nesta área”, sendo que as empresas poderão também ser parceiros. “Estamos dispostos a dar formação à medida, com programas específicos para aquele tipo de oferta, e por isso nós estamos disponíveis, também aqui já foi referido que algumas empresas do Marco, já acederam ao IEFP para terem formações específicas para a área. Nós estamos disponíveis a trabalhar com todos, já temos essa implantação e temos essa vontade no setor da metalurgia, também é um setor importante no Marco de Canaveses e que já acede a essa formação diretamente no IEFP, mas nós queremos ser parceiros para a valorizar e, no fundo, estamos disponíveis para essas parcerias, quer com associações empresariais de setor, quer com as empresas que necessitem de formação especializada e que necessitem das nossas instalações. É para isso que existe o MarcoInvest, quero desmistificar isto, a nossa estratégia tem as instalações ao dispor dos marcoenses e daqueles que queiram investir no Marco de Canaveses, não são instalações rígidas, nós não queremos isso, tudo o que nós podermos facilitar para que se implantem negócios e emprego no Marco de Canaveses dentro do que a lei nos permite, nós estaremos sempre disponíveis”, concluiu.

A inauguração contou também com a presença de Cândido Zoio, diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Tâmega e Sousa, e com Doroteia Abraão, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real.