porto solidario
Publicidade

Já abriram as candidaturas para a 11.ª edição do Porto Solidário – Fundo Municipal de Emergência Social, um programa de apoio à renda e à prestação bancária destinado a pessoas ou famílias com dificuldades financeiras e em situação de emergência habitacional.

O apoio terá a duração de 24 meses, ou seja, dois anos. Este apoio chega num valor monetário mensal que se destina ao pagamento da renda ou prestação da casa e é atribuído tendo em conta a taxa de esforço e os rendimentos do agregado familiar.

O valor do apoio a conceder pelo município do Porto depende do montante da renda e do rendimento mensal bruto do agregado familiar, podendo atingir o limite máximo de 262,50 euros por mês.

As candidaturas podem ser realizadas sem prazo limite desde que o município disponha de disponibilidade financeira e enquanto vigorar o presente eixo de Apoio à Habitação.

Através do site da Domus Social, poderá realizar a candidatura ao preencher formulário próprio e anexar documentação obrigatória. No caso de precisar de ajudar para realizar a candidatura também poderá dirigir-se à junta de freguesia da área de residência.

As candidaturas podem também ser feitas no GIM – Gabinete do Inquilino Municipal, na Rua Monte dos Burgos, n.º 12, 4250-309 Porto. Além disso, está disponível a Linha telefónica de Apoio ao Porto Solidário para prestação de esclarecimentos, através do número 228 330 000.

Para mais informações sobre o programa, consulte o regulamento em vigor, a tabela dos rendimentos máximos elegíveis e os documentos que necessita para poder candidatar-se.

Desde 2014, após criação do programa o município já investiu mais de 13 milhões de euros, cujo valor médio mensal atribuído atingiu, na 10.ª edição, um novo máximo de 200,82 euros por mês.