Estão abertas as candidaturas ao Prémio Ler+, no valor de 10.000 euros, que visa “reconhecer o trabalho realizado” em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita.

Instituído pelo Plano Nacional de Leitura, (PNL2027), o prémio, que premeia pessoas ou entidades que se destacam nestes domínios, conta com o patrocínio exclusivo da Fundação La Caixa e do BPI.

A submissão da candidatura à 5.ª edição do Prémio Ler+ decorre entre 17 de fevereiro e 17 de maio no formulário Prémio Ler+ 2022. Os candidatos devem “apresentar uma proposta fundamentada que demonstre o racional, o processo de concretização e o impacto do trabalho desenvolvido nos últimos três anos”, incluindo a pertinência do projeto; a metodologia, o interesse e aplicabilidade das ações e dos resultados do projeto, os indicadores de realização, o impacto para o conhecimento e boas práticas no domínio da leitura e da escrita e, por último, as publicações e comunicações do projeto.

Os documentos entregues devem ter, obrigatoriamente, informação distinta e complementar e apresentar diferentes formatos: textual, com um máximo total de 25 mil caracteres com espaços, e multimédia, com uma duração máxima total de cinco minutos ou 15 diapositivos.

Os resultados do concurso vão ser divulgados em outubro, na Conferência Anual do PNL 2027.