A Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO) esteve presente no dia 3 de março na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde deu a conhecer os percursos pedestres do concelho de Marco de Canaveses.
O convite para que a AARO participa-se na BTL foi endereçado pelo município e pretendeu ajudar a divulgar o turismo de natureza do concelho.
No espaço de promoção do Turismo do Porto e Norte de Portugal a AARO promoveu a IX Edição do Festival de Percursos Pedestres sob o lema "Caminhar pelo Desporto e pela Natureza", que vai decorrer em Marco de Canaveses, no próximo dia 28 de maio.

No ano passado decorreu a VIII Edição e foi a "melhor edição de sempre", já que a AARO conseguiu ter a caminhar ao mesmo tempo em Marco de Canaveses, nos seis dos oito percursos pedestres homologados no concelho, 369 pessoas.
Este ano o evento conta com mais apoio por parte do município de Marco de Canaveses e das Juntas de Freguesia, apostando "ainda mais na promoção dos produtos endógenos; potenciar e promover o património natural; dar vida ao edificado, promovendo a sua conservação; sensibilizar o público-alvo para a sustentabilidade dos recursos naturais; diminuir a pegada ecológica e, em simultâneo, favorecer hábitos saudáveis; preservar a biodiversidade; preservar a identidade local, recriando ambientes históricos/cénicos que contribuem para o sentimento de pertença do público-alvo envolvido; combater a sazonalidade; promover a inclusão e bem-estar social; potenciar o crescimento económico dos produtores/agentes locais através da oferta de experiências diferenciadoras, capacitando os participantes e contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS".

Pretende-se desenvolver um programa de atividades para e com os caminheiros e locais, conferindo vida ao património edificado, nomeadamente aos monumentos e espaços de passagem dos percursos, acrescentando a dimensão humana ao património natural e cultural do território. Desenvolvendo-se com base na realidade e cultura dos locais, memórias, saberes e sabores (gastronomia e vinhos), artes e ofícios tradicionais.
A AARO volta a relembrar que no dia 28 de maio realiza-se uma atividade para os "amantes de pedestrianismo".











