dia mundia da agua arvore baiao aaro
Publicidade

Esta quarta-feira, dia 22 de março, a Associação dos Amigos do Rio Ovelha em conjunto com a Câmara Municipal de Baião, o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e os Bombeiros Voluntários de Baião vai realizar um evento para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Água.

A partir das 09h30, a iniciativa irá decorrer no Carvalhal da Reixela, em Ovil, e contará com duas turmas do 7.º ano. 

A Associação dos Amigos do Rio Ovelha explica, em nota de imprensa, que o Carvalhal da Reixela, na freguesia de Campelo e Ovil, é “uma das maiores manchas de Carvalho Alvarinho de Portugal e da Península Ibérica. É uma área de Carvalhal onde pontificam belíssimos exemplares de Carvalho Alvarinho e Negral. Nesta área rica em biodiversidade poderemos descobrir e observar espécies imponentes de Águia de Asa Redonda e monumentais exemplares de Azevinho, Amieiro, Freixo e Salgueiro”.

dia mundia da agua arvore baiao aaro

Durante as atividades irá marcar presença o professor João Paulo Fidalgo, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para abordar “a importância das florestas, o papel que desempenham na mitigação das alterações climáticas e como podemos contribuir para a sua preservação”.

Para além disso, fará ainda parte do evento o comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, Alexandre Pinto, que falará sobre “a temática dos incêndios florestais, uma ameaça constante à nossa floresta, ao meio ambiente e a importância da Floresta Autóctone no combate aos mesmos”.

Assim, e de forma a assinalar este dia, o objetivo é dotar os alunos e a comunidade em geral de informações “sobre o meio ambiente e como podemos cuidar dele. É importante lembrar que cada um de nós tem um papel fundamental na preservação da natureza, e juntos podemos fazer a diferença na preservação da nossa fauna, flora e recursos hídricos”. 

Apesar da atividade ser destinada às crianças do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, a equipa organizadora refere que o evento é aberto a todos caso “goste desta temática e queira participar, teremos muito gosto em recebê-lo/a”, terminam em nota de imprensa enviada às redações.