novo projeto 3 1
Publicidade

A Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO), em parceria com a Câmara Municipal de Baião, com o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e com os Bombeiros Voluntários de Baião, celebrou, no dia 22 de março, o Dia Mundial da Árvore e da Água, com os alunos do sétimo ano da Escola EB 2,3, sendo que o local escolhido para a celebração foi o Carvalhal da Reixela, em Baião.

O evento contou com a presença do comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, Alexandre Pinto, que destacou “a importância da preservação da floresta autóctone para prevenir incêndios florestais”.

O professor João Paulo Fidalgo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) esteve também presente e ministrou uma palestra sobre a importância do carvalho na biodiversidade e o benefício destes na qualidade da água e dos solos. 

aaro baiao 3

De acordo com a AARO, o evento “foi uma oportunidade para os alunos aprenderem um pouco mais sobre a importância da preservação da floresta e da água, bem como para se consciencializar sobre a necessidade de proteger o meio ambiente. Tiveram a oportunidade de ver no local como as espécies autóctones são muito importantes no combate aos incêndios florestais, depois de uma breve explicação do comandante Alexandre Pinto. Fizeram uma pequena caminhada no coração do Carvalhal da Reixela para poder identificar algumas das espécies autóctones, tal como a gilbardeira, o azevinho, a madre silva e claro o carvalho alvarinho e negral, bem como a biodiversidade existente nesta floresta fantástica”, foi explicado.