entre mulheres
Publicidade

A programação deste mês do Cineclube de Amarante termina com o filme A Voz das Mulheres, de Sarah Polley, vencedor do Óscar de Melhor Argumento Adaptado.

O filme pode ser visto no Cinema Teixeira de Pascoaes, esta sexta-feira, dia 31 de março, pelas 21h30.

O filme tem a duração de 01h44.

as mulheres filme

Sinopse: Durante muitos anos, numa colónia religiosa menonita, as mulheres foram sistematicamente violadas durante a noite, alegadamente por demónios, como castigo pelos seus pecados. No entanto, acabam por descobrir que foram drogadas e atacadas por um grupo de homens da sua comunidade que acabaram por ser presos.

Mas elas sabem que dentro de dois dias os violadores vão regressar a casa após pagarem uma fiança. Determinadas a protegerem-se, um grupo dessas mulheres decide fazer uma reunião secreta para tomar uma decisão que mudará o seu futuro: permanecer no único mundo que conhecem ou devem ser ousadas e fugir.

Versão cinematográfica do “best-seller” homónimo escrito pela canadiana Miriam Toews que, por sua vez, se inspira no caso de abusos sexuais contra mulheres e crianças ocorridos entre 2005 e 2009 na Colónia de Manitoba, uma comunidade menonita baseada no cristianismo evangélico, instalada numa zona remota da Bolívia. A história ficciona o debate de um grupo de mulheres que têm de deliberar sobre o destino dos homens da comunidade que, utilizando um forte analgésico usado em animais, as violaram em segredo durante anos. A decisão entre ficar e perdoar o que lhes foi feito; lutar contra crenças religiosas e tradições profundamente enraizadas; ou partir para um mundo desconhecido para o qual não foram preparadas, é difícil e longe de ser consensual.