logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

A lista de livros de todos os tempos que todas as pessoas têm de ler

Redação

A vasta literatura possui uma série de livros que não perdem o sentido mesmo ao longo do tempo. Esses clássicos são considerados os principais livros que toda a pessoa deveria ler, pela capacidade de atravessa as gerações devido às emoções e lições que apresenta. Acompanhe este guia e conheça uma lista de livros atemporais que toda a pessoa tem de ler.

Livros atemporais e a era digital 

Há uma série de livros atemporais que estão disponíveis para leitura, seja em formato físico ou digital. Por isso, caro leitor, não há mais desculpas para não ler as principais obras, já que o acesso hoje é muito maior. 

Com o avanço da tecnologia, é muito comum que as pessoas utilizem aparelhos eletrônicos para ler, pois assim conseguem grifar, fazer anotações e até mesmo compartilhar de maneira mais rápida. Caso o material não esteja em PDF, é possível convertê-lo, utilizando o PDF Guru, um especialista em edições, seja para rotacionar PDF, adicionar e excluir páginas, entre outras mudanças.

Além de poder, girar páginas PDF, essa também é uma maneira de conservar o seu material, já que com o tempo o livro poderá ficar desgastado. 

Portanto, se você quiser comprar um e-book e salvar em PDF através deste mecanismo simples e fácil, conseguirá manter o seu livro disponível, até mesmo para quando quiser recomendar a leitura a um amigo. Veja a seguir quais são os livros que todos deveriam ler.

Dom Quixote – Miguel Cervantes 

Uma obra publicada em 1605 ainda é dos livros famosos para quem gosta de romance de cavalaria. Dom Quixote, um pseudônimo de Alonso Quixano, sai em busca de aventura e romance misturando a realidade com a imaginação, consegue atrair a atenção dos leitores.

O autor Cervantes utiliza de uma linguagem rebuscada para tratar de assuntos como loucura e ilusão, crítica social, especialmente no contexto da sociedade espanhola da época. Além disso, confere também uma análise sobre o que é ideal e o que é real, brincando com a questão do verdadeiro sentido da realidade. 

Orgulho e Preconceito – Jane Austen

O romance foi publicado em 1823 e remonta a sociedade inglesa, com discussões sociais severamente críticas relativamente ao preconceito, racismo e diferenças entre as relações de gênero.

A história gira em torno da vida de Elizabeth Bennet, que tem uma relação conturbada, envolvendo muito orgulho, com o senhor Mr. Darcy Austen. Ambos dividem cenas importantes que tratam do orgulho e preconceito que um amor precisa romper para sobreviver. 

1984 – George Orwell

A obra 1984 está na nossa lista de livros para ler e se questionar sobre o significado de liberdade. A alegoria trata sobre como os seres humanos são violados, mesmo que de maneira camuflada, por meio de um sistema totalitarista. Mas será que mesmo em Estados com um sistema não totalitário também não há um controle ou cerceamento da liberdade?

É o que percebemos com o avanço tecnológico que molda as nossas atitudes e nos dá uma falsa sensação de privacidade e liberdade. 

Crime e Castigo – Fiódor Dostoievski 

Com certeza Crime e Castigo de Fiódor Dostoievski está entre os melhores livros de todos os tempos, pois nos traz uma reflexão acerca da forma que a punição é direcionada ao criminoso, nos fazendo questionar todo a estrutura do sistema prisional desde a sua antiguidade até os tempos atuais. 

Além disso, a abordagem também visa discuti sobre a justiça e a moralidade, desmistificando ambos os conceitos para que as noções de crime sejam melhor definidas, como também a de castigo, de modo a evitar punições com base em ideais privados.

O Sol É Para Todos – Harper Lee

Esse é um romance que discute o racismo, no contexto estadunidense, na época da Grande Depressão. A jovem Scout Finch realiza a narrativa da história de um julgamento injusto a um homem negro, acusado de ter estuprado uma mulher branca. 

A injustiça racial é a principal abordagem da obra, além de demonstrar a resiliência do homem julgado injustamente, proporcionando uma reflexão a respeito de justiça e racismo, o que faz ser um dos melhores livros para abrir discussões sobre o tema. 

Analisando o contexto atual, injustiças sociais continuam a ser cometidas, especialmente no que diz respeito ao sofrimento e racismo que pessoas negras sofrem no seu dia a dia, assim como permite uma reflexão a respeito do número de negros ser superior ao número de pessoas brancas no sistema carcerário.

O Conto da Aia – Margaret Atwood 

A distopia do Conto da Aia foi lançado em 1985, que conta a história de uma mulher que vive em um contexto de Estado totalitário. Neste cenário, as mulheres têm que se submeter às ordens de homens, como é o exemplo da "Aia" Offred, personagem principal, a qual é obrigada a gerar os filhos para a elite que governa na época.

Analisando o contexto atual, ainda é perceptível que a relação de poder do homem em detrimento das mulheres ainda é presente em diversos setores e comunidades. Portanto, "O conto da Aia" continua a ser um dos livros essenciais para ler e refletir acerca das questões de gênero, domínio patriarcal, identidade e poder.

Os Homens Explicam Tudo Para Mim – Rebecca Solnit 

Essa é uma obra recente, mas que promete ocupar prateleiras e dispositivos móveis por muitos anos. Isso porque "Os homens explicam tudo para mim" traz uma abordagem sobre a forma que os homens se sobrepõem relativamente às mulheres, devido à estrutura machista da sociedade.

A crítica demonstra que as mulheres são tratadas como algo sem importância, logo a sua voz não é considerada. Por isso, os homens são as figuras que explicam tudo porque eles mantêm esse poder de dizer o que é, como é e porque é. 

Como romper com essa estrutura? Essa é a reflexão proposta por 'Os homens explicam tudo para mim'."

Conclusão: vale a pena ler livros digitalmente

Todos os livros que mencionamos estão disponíveis digitalmente para os utilizadores, conselhos a leitura destes digitalmente pela facilidade não somente de encontrá-los, como também de levá-los para onde desejar. E com ferramentas como o PDF Guru pode rotacionar página, cortar, compactar os seus livros digitais e também convertê-los em outros formatos compatíveis com seus dispositivos.