As bandeiras são obrigatórias em praias vigiadas e ajudam-nos a perceber se o mar é seguro para dar um mergulho. Conheça o seu significado:
A verde indica que o mar está calmo e é seguro para tomar banho e nadar normalmente. A amarela informa que a água está agitada, sendo apenas possível tomar um banho rápido e não é possível nadar.
A vermelha sinaliza que o mar está perigoso e é proibido entrar.
Além das três bandeiras tradicionais, as praias têm outras bandeiras que não são muito conhecidas, tais como a amarela e vermelha ou a branca e roxa.
A preta e branca é uma bandeira composta em forma de xadrez que significa que a praia está, temporariamente, sem vigilância por parte do nadador-salvador, o que revela não ser seguro tomar banho.
A amarela e vermelha é uma bandeira composta com as duas cores na horizontal. Indica que, naquela zona, estão colocadas as correntes e é seguro tomar banho. A cor preta disposta em toda a bandeira indica que a praia está interditada devido ao estado do mar ou da areia.
A branca e roxa é uma bandeira com uma medusa em tons de branco ou roxo. Alerta para a existência de alforrecas, caravelas portuguesas ou medusas.
A bandeira azul informa que a praia não está poluída e em todo o seu espaço tem à disponibilidade pequenos contentores para o lixo, assim como instalações sanitárias em boas condições.
A branca e azul comunica que a praia tem condições de acessibilidade para todas as pessoas.
A branca e amarela indicam a qualidade da água balnear. A praia que hastear esta bandeira.