logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

A AGRIVAL é "um ponto de referência" na promoção do território de Celorico de Basto

Redação

O penúltimo dia da AGRIVAL, 31 de agosto, é dedicado a Celorico de Basto, que no stand da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa apresentou produtos do concelho e promoveu as potencialidades do território.

A presença de Celorico de Basto neste certame, e no stand em particular, permite "dar a conhecer o vasto território e as múltiplas especificidades com um forte cunho turístico, que atrai, valoriza e incentiva a ficar", garante o vice-presidente da Câmara Municipal, Domingos Teixeira.

No 9.º dia da AGRIVAL, o concelho apresentou "os produtos endógenos e reforçou a identidade cultural, as tradições, com o intuito de preservar o que melhor nos identifica e caracteriza. Temos vindo a crescer, de forma exponencial, em vários setores de atividade com destaque para o vitivinícola".

Para além disso, o executivo celoricense tem procurado "tornar o território num 'produto atrativo', com um forte investimento privado no alojamento local, que corrobora todo o investimento em atividades culturais e desportivas, mas também na reabilitação de infraestruturas que preservam a nossa história e memória, como é o caso da reabilitação da Estação de Canedo, e o recém inaugurado centro interpretativo de Veade, e a transmitem a residentes e visitantes", sublinhou.

Desde há três anos que a presença de Celorico de Basto é realizada em conjunto com os restantes concelhos da CIM do Tâmega e Sousa e, na perspetiva de Domingos Teixeira, "o desenvolvimento de um território é muito mais profícuo em comunidade, quando todos se unem por um objetivo comum os resultados são, efetivamente, mais salutares e benéficos para todos. A CIM tem sabido unir o território e procurado congregar interesses e unir sinergias, um caminho feito com rumo e orientada para o sucesso de toda esta região".

Nesse sentido, o autarca considera que a AGRIVAL, "pelas suas características intrínsecas e a visita de milhares de pessoas ao longo dos 10 dias de atividade, mostra-se como um ponto de referência na promoção do território de Celorico de Basto. O investimento na programação cultural traz vantagens a toda a região, os milhares de visitantes que aqui se deslocam fazem-no pela programação e nós acabamos por beneficiar ao estar presentes numa montra de tal envergadura, com milhares de pessoas vindas de todo o país, concluiu o vice-presidente do Município de Celorico de Basto.