logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Ana Raquel Aguiar afirma que é "na relação com os outros que se faz educação" no ISCE Douro

Redação

A pouco mais de um mês da realização do Congresso Internacional em Educação - Os Desafios da Diversidade e da Inclusão em Educação do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro), a diretora do Departamento de Educação, Ana Raquel Aguiar, fala sobre o novo desafio que abraçou, aquando da tomada de posse, bem como sobre os objetivos para o futuro da Educação no ISCE Douro.

"Tem sido um novo desafio, com outras responsabilidades, que implicam também tarefas de gestão e de muita proximidade, quer com os colegas docentes, quer com os nossos estudantes", começou por explicar Ana Raquel Aguiar, destacando que "é nesta relação com o outro e com os outros que se faz educação".

A professora, e diretora, afirma que "tem sido extremamente interessante e enriquecedor, na medida em que, do ponto de vista pessoal promove o foco de muita motivação intrínseca e extrínseca, aliada à dinâmica e responsabilidade que se pretende num cargo de coordenação de departamento. As relações saudáveis que se têm estabelecido, quer com a Presidência, quer com o pessoal docente e os estudantes, estão a ser alicerçadas em princípios e em valores com os quais me identifico". Para a docente, a área da educação no ISCE Douro é "fundamental", uma vez que estão "indubitavelmente, a contribuir para a formação de futuros educadores/professores na região do Tâmega, Sousa e Douro, mas também já nos vamos alargando para outras regiões. Neste sentido, afirmo, em consciência, que a educação é fundamental na nossa instituição, sobretudo numa época em que são tantos os desafios colocados nesta área".

E por falar em desafios da área da Educação, Ana Raquel Aguiar garante que, internamente, "não tem havido falta de docentes", referindo que, no Departamento de Educação, em particular, existe um grupo de professores que "já trabalho com o ISCE Douro há vários anos e as necessidades pontuais que se vão fazendo sentir anualmente também se têm resolvido com a colaboração de profissionais competentes".

"Oferecer qualidade na formação e investir em novas metodologias e abordagens" são objetivos 

Os objetivos, para os próximos anos, passam por "continuar a oferecer qualidade na formação e, paulatinamente, investir em novas metodologias e abordagens". Para Ana Raquel Aguiar, a formação de professores é "uma área fundamental, na medida em que tem em si a responsabilidade de formar educadores/ professores, profissionais que, no espaço-tempo em que vivemos, têm múltiplos desafios a enfrentar e ouso dizer que o mais relevante é mesmo trabalhar com e para pessoas. Se olharmos ao nosso redor, continuamos a ter, hoje mais do que nunca, práticas de indiferença, de desrespeito e de desumanização, atitudes que a escola, em geral, e os professores, em particular, podem ajudar a combater através de trabalho colaborativo e de uma educação para os valores, ancorados, também, na importância da felicidade", defendeu.

"Ser professor é uma das profissões mais nobres, pois, nos nossos pequenos espaços de partilha com os estudantes, vamos contribuir para pequenas mudanças, e diria muito positivas, no mundo. Acredito que contribuímos para formar bons profissionais e profissionais bons", acrescentando que "em função da falta de docentes, que é do conhecimento comum, mas principalmente da sua qualidade, estarão a curto prazo, a fazer a diferença no mercado de trabalho. No ISCE Douro, os nossos estudantes vivem num ambiente de muito proximidade com todos os que fazem parte desta equipa, ancorados numa formação de qualidade, valorizadora da diversidade e da inclusão", defendeu a professora.

Congresso internacional vai contar com a participação de especialistas nacionais e internacionais

Nos dias 23 e 24 de março, o ISCE Douro vai promover o Congresso Internacional em Educação - Os Desafios da Diversidade e da Inclusão em Educação que é "um congresso que tem como tema central uma palavra que já referi várias vezes: desafios. Todos temos de aprender a con(viver) num mundo diverso, que inclui todos e todas".

A diretora do Departamento de Educação destaca ainda que "que se trata de um congresso internacional, que contará com a participação de especialistas da Europa, da América Latina e dos Estados Unidos, dirigindo-se não só a estudantes, mas também a professores dos diferentes níveis de ensino".

Ana Raquel Aguiar defende que este congresso é "uma oportunidade de receber e, sobretudo, ouvir, o que parece tão difícil nos nossos dias, muitas vozes que, pelos seus anos de experiência de prática no ensino, têm tanto a partilhar sobre estas questões. Gostaria de destacar a intervenção do professor David Rodrigues, Conselheiro Nacional de Educação, uma voz incontornável no âmbito da Educação", concluiu. O congresso organizado pelo ISCE Douro é uma formação acreditada.