ana luisa pereira resende melhores alunos medica medicina 1
Publicidade

Para Ana Luísa Pereira a afirmação “quero ser médica” é “muito forte” e acarreta “muita responsabilidade”. Embora já esteja no primeiro ano da Licenciatura em Medicina no ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) – Universidade do Porto continuam a ser palavras que “assustam” a jovem resendense. 

Durante toda a vida, Ana Luísa sentiu-se “indecisa”. Ao contrário de outros miúdos, esta jovem nunca teve um sonho de infância ou uma única profissão que a fascina-se, na verdade sempre pensou em “fazer muita coisa”. No formulário que preencheu para se candidatar à universidade, Ana Luísa ocupou todas as linhas. Medicina, Bioengenharia ou Biotecnologia foram algumas das escolhas que fez. Para além disso, também concorreu à aviação na Academia da Força Área, no entanto uma “má formação no ouvido” não permitiu prosseguir nos testes. Pelo menos uma opção já ficava de fora.

No secundário, durante o curso de Ciências e Tecnologias, Ana Luísa Pereira atingiu bons resultados e terminou com média interna de 193. Esta escolha no secundário nasceu somente pelo “gosto pelas disciplinas”, mas sem existir uma “profissão em mente”. 

ana luisa pereira resende melhores alunos medica medicina 1

Ana Luísa Pereira destaca que é “completamente norma chegar ao secundário e não saber o que vamos fazer da vida. No meu caso tinha tantos sonhos e não sabia qual é que iria realmente querer no futuro”. O “dilema” que tinha sentido na entrada para a escola secundária era “exatamente o mesmo” que sentia quando viu o 12.º ano terminar. “Decidi começar por pensar naquilo que gosto. Biologia, Química e Matemática estavam em cima da mesa. Sem saber exatamente o que queria para o futuro pensei em escolher um curso que me desse prazer a estudar. Nunca temi em desperdiçar um ano porque nunca se desperdiça um ano, sobretudo, em medicina onde contactamos com inúmeros profissionais de saúde e entendemos as instituições”. 

A viver o primeiro semestre, Ana Luísa Pereira continua a não se atrever a pronunciar as palavras “quero ser médica”, no entanto descreve a experiência como “muito positiva. O ICBAS tem um ambiente muito simpático e estou a gostar muito das disciplinas”.

mc donalds alunos 10

A verdade é que a jovem compreende que ter “uma filha no final do 12.º ano sem saber o curso que quer não é fácil, mas no final das contas os meus pais só disseram: ‘para o que tu fores tu vais ter sucesso, se no final quiseres trocar a vida é tua, no final só tens de estar feliz'”. Foi com este conselho que Ana Luísa seguiu o caminho da medicina.

Atualmente, direcionou o seu foco para os estudos, mas em tempos de outrora Ana Luísa praticou Karate. “Saí porque deixei de ter tempo e não queria que fosse um causador de stress, mas tenho saudades porque era como meditação, mas só que em forma de desporto mais pesado fisicamente. Fazia-me só concentrar naquilo. Aconselho a todas as pessoas a experimentar pelo menos uma vez na vida”.

ana luisa pereira resende melhores alunos medica medicina 2

Com os olhos postos no futuro, Ana Luísa vai permanecer em medicina e espera vir a participar num programa de ERASMUS ou de voluntariado. Embora esteja a gostar do curso continua a defender que “é completamente normal mudar de curso porque enquanto crescemos mudamos de ideias e de gostos, acho que temos de pensar no futuro e no que gostamos mais, porque ir para um curso onde estamos contrariados não é uma opção. Aliás, é algo a evitar”, realça.

Para além disso, considera fundamental “dar o melhor no secundário porque é um ponto de partida para escolhermos a maioria dos cursos. Por um lado, pode ser mais difícil escolher, mas por outro existe uma panóplia de opções que não te limitam a outras. Para isso é preciso esforço, sorte e a parte social porque os alunos não se podem limitar a estudar e a ter uma vida de escravo. Procurem ter tempos livres e hobbies e ganhem o poder de adaptação à matéria, pessoas e locais. Quanto mais cedo melhor”.

ana luisa pereira resende melhores alunos medica medicina 3
ana luisa pereira resende melhores alunos medica medicina 4
ana luisa pereira resende melhores alunos medica medicina 5