sem titulo12
Publicidade

No âmbito do 98.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, e em entrevista ao Jornal A VERDADE, o presidente da direção, João Monteiro Lima afirmou que a conclusão da campanha para a aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é o principal objetivo do primeiro semestre de 2022.

“Ainda falta bastante. A direção decidiu que a verba que será atribuída aos bombeiros, correspondente a cada tonelada recolhida na campanha ‘Quartel Eletrão’ será afeta à aquisição deste equipamento. Queremos finalizar esta campanha nos próximos meses, para que possamos entregar os equipamentos no início do verão”, afirmou.

A pandemia da COVID-19 veio atrasar todo a campanha. “Se tivéssemos conseguido abraçar o projeto, provavelmente já estava concluído. Temos de perceber quantos são efetivamente necessários, fechar um número e vamos adquiri-los”, constatou.

farmacia nova banner

Bombeiros do Marco esperam conquistar viatura na campanha “Quartel Eletrão”

Durante todo o ano de 2021, um dos principais objetivos da corporação dos Bombeiros de Marco de Canaveses foi angariar eletrodomésticos suficientes para conquistar o primeiro prémio na campanha “Quartel Eletrão”.

Apesar de o resultado ainda não ser conhecido, João Monteiro Lima deixa um agradecimento “a toda a população” pelo envolvimento nesta campanha. “A divulgação que foi feita por todos foi muito importante. Agradecer à população, às empresas, às instituições, ao município… por toda a ajuda para atingirmos o nosso objetivo. Também tivemos empresas de outros concelhos a ajudar, agradecer a todos”, disse o presidente.

João Monteiro Lima deixa ainda um agradecimento “a todos os bombeiros”, que se “empenharam muito. Não hesitavam em dar uma mão sempre que era preciso, a que horas fosse preciso. Os bombeiros também foram muito importantes, porque depois da entrega, houve um trabalho de ‘formiga’, que era carregar os contentores, que foram eles que o fizeram”, frisou.

fitness palace banner

Campanha de angariação de Associados vai arrancar este ano

Um dos principais objetivos da direção liderada por João Monteiro Lima, aquando da sua tomada de posse, foi o aumento de associados nos bombeiros. Atualmente, “são pouco mais de quatro mil”, sendo que a pretensão é “duplicar este número”.

“Se conseguíssemos chegar aos dez mil sócios era uma maravilha. Estes dez mil sócios davam, por exemplo, dez mil euros de receita por mês à associação. Para que as pessoas tenham uma ideia, nós tínhamos orçamentado para 2021 um custo com os combustíveis, ao longo do ano, de 100 mil euros e pagamos 125 mil. Obviamente que isto também tem o reflexo do aumento do custo do combustível. No entanto, se nós dividirmos os 100 mil euros  orçamentados pelos 12 meses, vamos chegar à conclusão que gastamos cerca de 8.400 euros em combustível por mês, mas só temos quatro mil dos sócios, ou seja 4000 euros de receitas de quotas. Quanto mais associados os bombeiros tiverem, melhor saúde financeira terão e poderão ser feitos outros investimentos que esta casa também precisa”, defendeu.

pardais banner 1

Parcerias com empresas são “muito importantes”

João Monteiro Lima destaca ainda a importância de manter as parcerias com empresas, tanto do concelho como de fora, para levar a corporação a um bom porto. “Temos o cuidado de manter parcerias com quem nos ajudou ao longo dos anos. Duas empresas do concelho serão os padrinhos das duas viaturas que serão apresentadas. Há muitas empresas que, felizmente, nos vão ajudando ao longo do tempo e outras que o fazem de forma anónima”, descreveu.

Para além do apoio aos bombeiros, há também várias empresas no concelho que firmaram parcerias para que os associados da associação também sejam contemplados com descontos. “Temos várias empresas que dão descontos a quem for sócio dos bombeiros e é uma forma de incentivar a população”, realçou.

diamantino banner