logo-a-verdade.svg
Resende
Leitura: 2 min

Município de Resende entrega incentivos a produtores de gado na Feira de S. Cristóvão

97 produtores receberam apoio num investimento de quase 25 mil euros.

Redação

A tradicional Feira de S. Cristóvão realizou-se no passado dia 25 de julho, sexta-feira, em Resende, mantendo viva uma tradição com mais de um século.

Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, procedeu à entrega de incentivos aos produtores de gado, no âmbito das Normas Reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Bovino Tradicional – Raça Arouquesa e de Pequenos Ruminantes.

Ao todo, 97 produtores foram beneficiados, num investimento municipal de 24.902,50 euros.

Durante a manhã teve também lugar o Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa, com entrega de prémios aos vencedores. O programa incluiu ainda uma Missa Campal e uma mostra de reprodutores, entre os quais touros e carneiros.

Com esta medida, o município de Resende pretende apoiar a economia rural da região, com forte tradição na criação de gado, sobretudo na Serra de Montemuro, e promover a fixação da população e o desenvolvimento da produção agropecuária local.

A Feira de S. Cristóvão, que se realiza todos os anos a 25 de julho, remonta a tradições ancestrais. Nesse dia, era habitual a população das redondezas reunir-se na Capela de S. Cristóvão, celebrando a data com uma eucaristia, feira de gado, convívio e os tradicionais merendeiros.