Um estudo recente divulgado pelo Observador Cetelem concluiu que 89% dos cidadãos portugueses consideram importante ser proprietário de um veículo.
O centro de estudos Observador Cetelem realizou um inquérito sobre o processo de aquisição, digitalização, financiamento e serviços no mercado automóvel , dos quais Portugal é o terceiro, dentro de 13 países, que atribuem grande importância no que toca à posse de um automóvel.
Os países envolvidos no inquérito foram Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, Turquia e México. O México (92%) e a Turquia (91%) ocupam os dois primeiros lugares do pódio.
Após a conclusão do inquérito o estudo do Observador Cetelem dá ênfase aos números dos Censos de 2021 realizados em Portuga que revelam que 66% dos portugueses se deslocam de carro nos seus movimentos pendulares, enquanto há dez anos eram 62%. Um conjunto de dados que leva o instituto de estudos a afirmar que "o automóvel é indispensável para milhares de portugueses".
Os hábitos de compra dos portugueses foram outro ponto estudado pelo Observador que chegou à conclusão de que 38% dos compradores portugueses recorrem a pesquisas na internet para procurar um carro novo. Neste inquérito também se constatou que 14% dos compradores pretendem adquirir um carro novo e 24% procuram um usado.
"Os compradores de automóveis em segunda mão são igualmente os que estão mais dispostos a realizar os primeiros contactos com o vendedor através dos canais digitais", afirma o estudo.
Em Portugal a forma tradicional de comprar carro, num concessionário ou através de um agente, continua a ser a preferida dos portugueses, quer na compra de carro novo (86%), quer na compra de um usado (76%).
"Estes números acabam por não confirmar a expetativa de há alguns anos de que as compras online de automóveis seriam uma maior tendência nos dias de hoje", avançam os responsáveis do inquérito.
Os consumidores continuam a preferir ver e testar o veículo presencialmente, o que se traduz num total de 45% dos inquiridos a afirmar "que não eram capazes de tomar uma decisão tão importante pela internet".
Na totalidade dos países inquiridos, o estudo demonstra que o aumento do recurso ao digital na jornada dos compradores de automóveis acontece sobretudo para subscrever serviços, como seguros (63%) e financiamento (51%) e que triplicou nos últimos anos (4% em 2020 vs 15% em 2023).
A pesquisa foi realizada em parceria com a empresa de estudos e consultoria 'C-Ways', especializada em Marketing de Antecipação, sendo que o inquérito quantitativo aos consumidores foi conduzido pela 'Harris Interactive' entre junho e julho de 2023. No total, foram entrevistadas para este inquérito 7928 por questionário online e ainda uma média de 500 pessoas em cada país, exceto em França onde foram realizadas 1.750 entrevistas.
O Observador Cetelem é um centro de estudos sobre consumo e de acompanhamento económico do 'BNP Paribas Personal Finance', cuja missão é observar, esclarecer e decifrar a evolução dos padrões de consumo internacionalmente.