Segundo fontes do setor citadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o preço médio da gasolina simples 95 deverá fixar-se nos 1,664 euros por litro, enquanto o gasóleo simples passará a custar em média 1,511 euros por litro. Estes valores representam uma descida face aos preços registados na passada sexta-feira, dia 2 de maio, quando o litro da gasolina custava em média 1,684 euros e o do gasóleo 1,526 euros, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Nos postos de abastecimento junto a hipermercados, a tendência será também de descida, com uma redução estimada de 0,0147 euros na gasolina e de 0,0114 euros no gasóleo.
Desde o início do ano, o preço do gasóleo já caiu dez cêntimos por litro, enquanto a gasolina registou uma descida de pouco mais de seis cêntimos. No entanto, Portugal continua entre os países da União Europeia com os combustíveis mais caros. De acordo com o mais recente boletim da Comissão Europeia, o país ocupa a 9.ª posição no ranking da gasolina mais cara, situando-se sete cêntimos acima da média europeia e 22 cêntimos acima dos preços praticados em Espanha. No caso do gasóleo, Portugal está na 10.ª posição.
Os preços podem variar entre postos de abastecimento, influenciados pela concorrência local, pela procura e pelos custos operacionais de cada revendedor. Ainda assim, esta descida generalizada representa uma oportunidade para os condutores pouparem na hora de atestar o depósito.