logo-a-verdade.svg
Lousada
Leitura: 3 min

Mariza, Kevinho e Rosinha são os cabeças de cartaz das Festas Grandes em Honra do Senhor dos Aflitos em Lousada

As Festas Grandes em Honra do Senhor dos Aflitos já estão em curso e decorrem até ao próximo dia 31 de julho, com um programa que alia a tradição religiosa à animação cultural e musical, atraindo milhares de visitantes à vila.

Redação

O evento teve início no passado dia 17 de julho, com o concerto de abertura na Capela do Senhor dos Aflitos. Um dos momentos centrais da celebração acontece a 24 de julho (quinta-feira), com a descida da imagem do Senhor dos Aflitos, marcada para as 15h00, antecedida de um momento de oração.

A Feira Quinzenal e o Concurso Pecuário, eventos tradicionais integrados nas festividades, terão lugar a 26 de julho (sábado), junto à Copagri. Nesse mesmo dia, pelas 15h00, realiza-se também a Concentração das Pasteleiras, na Avenida Senhor dos Aflitos, reunindo entusiastas desta forma tradicional de mobilidade.

O domingo, 27 de julho, será marcado por dois dos momentos religiosos mais importantes das festividades: a Eucaristia Solene, a partir das 11h30, e a Majestosa Procissão do Senhor dos Aflitos, com início às 18h00.

As festividades continuam a 28 de julho (segunda-feira) com as tradicionais Marchas Luminosas, que prometem encher o centro da vila de luz e cor, atraindo milhares de pessoas.

O cartaz musical arranca a 25 de julho (sexta-feira) com a atuação do grupo Sambinha do Zé, seguido do concerto de João Pedro Pais. No sábado, 26 de julho, será a vez da reconhecida fadista Mariza subir ao palco. O cantor brasileiro Kevinho atua no domingo, 27 de julho, enquanto a artista popular Rosinha encerrará a programação musical no dia 29 de julho (terça-feira).

Além destes espetáculos principais, todas as noites haverá música com DJs e fogo de artifício, promovendo momentos de convívio e celebração.

As festas encerram oficialmente a 31 de julho (quinta-feira), com a subida da Imagem do Senhor dos Aflitos, às 15h00, encerrando simbolicamente o ciclo religioso das celebrações.

O evento mantém viva uma tradição enraizada na comunidade, aliando o culto religioso a uma programação cultural e recreativa pensada para todas as idades.