logo-a-verdade.svg
Felgueiras
Leitura: 3 min

II Oficina de Artes e Direitos Humanos do GRITAH juntou comunidade em jornada de partilha e memória

O GRITAH – Grupo de Intervenção e Ação Humanitária – promoveu, no dia 26 de julho, a II Oficina de Artes e Direitos Humanos, na Escola de Vilar, em Borba de Godim, Felgueiras. A iniciativa envolveu dezenas de participantes num dia completo dedicado à arte, aos Direitos Humanos e à memória coletiva.

Redação

O programa, gratuito e aberto à comunidade, teve início com uma caminhada ao Seixoso, local simbólico para a comunidade, onde os participantes foram convidados a exercitar a escuta, a observação e o registo pessoal.

Durante a tarde, a programação incluiu várias oficinas artísticas, como a construção de um forno comunitário em adobe, utilizando técnicas ancestrais; a criação do “Memorial Móvel de Direitos Humanos” — uma instalação colaborativa em madeira que será exibida em escolas e espaços públicos; a plantação de limoeiros como gesto simbólico de cuidado e esperança; e ainda a inauguração da Biblioteca Comunitária Teodora Inácia Gomes e Titina Silá.

A biblioteca, resultado do envolvimento da comunidade e de doações espontâneas, contou com a participação do poeta Zé Manel da Lixa, que ofereceu livros, assim como a Casa das Cenas, de Sintra. O nome da biblioteca presta homenagem a duas figuras guineenses marcantes na luta pela liberdade e pelos direitos humanos, simbolizando coragem, justiça e a importância da memória coletiva.

A oficina destacou também o valor do património local, com especial enfoque na técnica do adobe, que reforça ligações simbólicas entre a região da Lixa e contextos como o da Guiné-Bissau, onde o GRITAH também desenvolve trabalho.

Segundo Jozé Sabugo, diretor artístico da iniciativa, esta foi “mais uma experiência rica e multifacetada, unindo a amizade, a arte, a natureza e a ação comunitária para abordar os direitos humanos numa forma prática, envolvente e entusiástica.”

A II Oficina de Artes e Direitos Humanos contou com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras, da União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, bem como de outros parceiros e voluntários locais.