logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 3 min

Jovem do Vitória Sport Clube domina "MOTORPOR Kings of Chess Open" em Penafiel com percurso perfeito

José Lucas Silva confirmou o estatuto de grande favorito e venceu as seis partidas que disputou. O torneio reuniu 27 entusiastas do xadrez nas instalações da MOTORPOR Usados e já tem uma nova edição agendada para maio.

Redação

O xadrezista José Lucas Silva, atleta sub-18 a representar o Vitória Sport Clube, foi o grande vencedor do "MOTORPOR Kings of Chess Open", disputado no dia 1 de março, em Penafiel. O jovem, nascido em 2009, apresentou um percurso imaculado e dominou a concorrência de forma categórica, somando seis vitórias nas seis rondas disputadas (três a jogar com as peças brancas e três com as pretas).

O favoritismo do atleta vimaranense já era esperado à partida. José Lucas Silva apresentou-se em prova com um ELO FIDE de partidas rápidas de 2106 pontos, uma marca muito superior à dos restantes participantes: o segundo melhor ELO da prova pertencia a Daniel Silva (Paredes Golfe Clube), com 1654 pontos.

O pódio e a representação local

O segundo lugar da classificação geral foi conquistado por outra jovem talento sub-18: Rita Ribeiro, atleta do Paredes Golfe Clube e natural de Eiriz (Paços de Ferreira). A xadrezista alcançou cinco pontos, fruto de cinco vitórias e apenas uma derrota, sofrida na quarta ronda, precisamente num embate frente ao vencedor do torneio.

A fechar os lugares de honra, na terceira posição, ficou António Silva, também a defender as cores do Vitória Sport Clube, que terminou a prova com o mesmo registo da segunda classificada (cinco vitórias e uma derrota).

Família Zeferino vence classificação coletiva

Com o objetivo de promover a modalidade de forma inclusiva, a organização introduziu uma dinâmica curiosa: a classificação por famílias. Este ranking foi apurado através da soma dos pontos obtidos pelos dois melhores representantes de cada agregado familiar.

No final das seis rondas, o pódio familiar ficou assim ordenado:

  • 1.º Lugar: Família Zeferino (Rogério Zeferino e Rui Zeferino Pinto Bessa), com 8 pontos;

  • 2.º Lugar: Família Coelho da Silva (Gustavo Coelho da Silva e Francisco Coelho da Silva), com 7 pontos;

  • 3.º Lugar: Família Machado Silva (Nuno Pereira e Bruno Silva), também com 7 pontos, mas a perder no critério de desempate.

Esta primeira edição do torneio foi promovida pela MOTORPOR Usados de Penafiel, em parceria com o CINEMAX de Penafiel, e contou com o apoio técnico e logístico da secção de xadrez do Paredes Golfe Clube. Após o sucesso desta iniciativa, que juntou 27 participantes, a organização revelou que os preparativos para o próximo torneio já estão em marcha, com regresso marcado para maio de 2026.