logo-a-verdade.svg
Paredes
Leitura: 2 min

Paredes celebra 52 anos da Revolução com foco na Constituição e no Poder Local

O Município de Paredes preparou um programa diversificado para assinalar os 52 anos da Revolução dos Cravos, celebrando simultaneamente os 50 anos do constitucionalismo e do poder local democrático.

Redação

Ao longo de todo o mês de abril e parte de maio, a autarquia promove uma série de iniciativas institucionais e culturais destinadas a toda a comunidade.

Destaques do Dia da Liberdade: 25 de abril

As celebrações oficiais no dia 25 de abril terão o seu ponto alto no Centro Cultural de Paredes (CCP) com a habitual Sessão Solene, que contará com a participação musical de Pedro Branco. No entanto, a programação deste feriado nacional descentraliza-se por várias freguesias do concelho:

  • 14h00: Concerto da Banda de Música de Baltar, no Largo Pereira Inácio (Baltar).

  • 15h00: Atuação da Banda de Música de Cête, no Arraial Dom António Barbosa Leão (Parada de Todeia).

  • Noite: O dia encerra no Centro Cultural de Paredes com o concerto dos Fingertips, intitulado "O outro lado da história".

Exposições e Reflexão Histórica

A componente artística e documental é um dos pilares deste programa. Desde o dia 2 de abril, o Centro Cultural acolhe a exposição “A Mulher e a Constituição – 50 anos, 50 artistas, 50 interpretações”. Com curadoria de Rosalina e Jorge Santos, esta mostra reúne obras de 50 mulheres artistas que refletem sobre o papel feminino na democracia. A exposição estará aberta ao público até 31 de julho.

Na Biblioteca Municipal, decorre durante todo o mês a “Trilogia do Mês”, um espaço dedicado ao estudo e divulgação da Constituição da República Portuguesa e dos valores de Abril.

Café Literário e Encontros com Protagonistas

A Biblioteca Municipal de Paredes será também o palco de momentos de debate e literatura:

  • 10 de abril (21h30): Café Literário com Salvato Trigo e apresentação do livro “Maria Barroso: os legados”, uma obra coletiva de Ana Paula Ferreira, Isabel Henriques de Jesus, Maria do Céu Borrêcho, Maria Manuela Aguiar e Teresa Sousa de Almeida.

  • 21 de abril (18h00): Tertúlia sobre a Revolução de 1974 com a presença de um dos seus protagonistas, o Coronel Rodrigo Sousa e Castro.

Na véspera do feriado, 24 de abril, o CCP recebe às 21h30 um concerto da Banda de Música de Vilela, com a participação especial do Conservatório de Música de Paredes e do seu Coro Feminino.

Extensão do programa até maio

As comemorações não terminam em abril, prolongando-se com eventos significativos no mês seguinte:

  1. 2 de maio: "Concerto de 25 de abril" pelos Amigos da Cultura de Paredes, na Casa da Cultura.

  2. 12 de maio: Apresentação do livro infantil “A Constituição explicada às crianças”, de Sara Rodi, na Biblioteca Municipal.

  3. 15 de maio: Encerramento oficial das iniciativas com a apresentação do catálogo da exposição “A Mulher e a Constituição” no Centro Cultural de Paredes.