logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

Doze distritos sob aviso laranja devido ao calor intenso até terça-feira

IPMA prevê temperaturas muito elevadas e perigo máximo de incêndio em várias regiões de Portugal continental.

Redação

Doze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja até terça-feira, 12 de agosto, devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em alguns casos, a previsão aponta para temperaturas máximas muito elevadas, levando também ao aumento do perigo de incêndio rural.

Desde as 18 horas deste domingo, os distritos de Bragança e Vila Real encontram-se sob  aviso laranja até terça-feira. Viseu, Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre já estão sob aviso laranja desde as 10h40 de hoje, com a mesma duração.

A partir das 09h00 de segunda-feira, Faro, Setúbal, Santarém e Lisboa também transitam para aviso laranja, juntando-se assim ao grupo de distritos com risco meteorológico elevado.

Aviso amarelo para seis distritos

Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo até terça-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, especialmente no interior de cada distrito.

No total, todos os 18 distritos de Portugal continental estão abrangidos por avisos do IPMA: 12 sob aviso laranja e seis sob aviso amarelo.

Perigo de incêndio rural

O IPMA alerta ainda para um risco muito elevado ou máximo de incêndio rural na maioria dos concelhos do interior Norte e Centro e na região do Algarve, cenário que deverá manter-se pelo menos até 18 de agosto. O restante território apresenta perigo elevado ou moderado.

Portugal continental encontra-se em situação de alerta desde 3 de agosto, medida que se prolonga até quarta-feira, 13 de agosto. A decisão foi renovada pelo Governo na última quinta-feira, justificando-se pela persistência de temperaturas elevadas e pela necessidade de reduzir ignições através das proibições em vigor.