logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

Professora Céu despede- se de 46 anos dedicados à educação de infância

A educadora Maria do Céu Brandão Madureira terminou uma carreira de 46 anos ao serviço da educação de infância. No Jardim de Infância Quinta do Casal, em Marco de Canaveses, deixa uma marca profunda em várias gerações de crianças e famílias, num percurso construído com dedicação, afeto e paixão pelo ensino.

Redação

Há profissionais que passam por uma escola e outros que se tornam parte da sua identidade. É o caso de Maria do Céu Brandão Madureira, conhecida por gerações de alunos como “Professora Céu”, que se prepara para encerrar um percurso de 46 anos dedicado à educação de infância no Jardim de Infância Quinta do Casal.

A despedida é vivida com emoção. Ao recordar a carreira, a educadora destaca a felicidade que sempre encontrou no exercício da profissão. “Nunca tive um dia em que me custasse vir trabalhar. Entrava sempre nesta escola com alegria”, recorda. Curiosamente, a educação não fazia parte dos seus planos iniciais. O sonho de juventude passava pelas Belas-Artes, mas uma inscrição quase casual no cur so de educadoras de infância acabaria por definir todo o seu futuro. Hoje, não tem dúvidas sobre a escolha feita. “Se voltasse atrás, escolheria exatamente o mesmo caminho.” Ao longo de quase meio século de atividade, acompanhou milhares de crianças, ajudando-as a crescer nos primeiros anos de vida. Mais do que resultados académicos, valoriza as memórias construídas diariamente através dos pequenos gestos de carinho, dos abraços espontâneos e das demonstrações de afeto que permanecem na memória.

Entre as muitas recordações, guarda com especial carinho a de uma criança que lhe ofereceu uma rosa branca no Dia da Mãe, um gesto simples que continua a recordar com emoção.

A educadora sempre defendeu uma visão da escola centrada no desenvolvimento integral da criança. Considera que a educação pré-escolar deve privilegiar a construção da personalidade, da autonomia e da felicidade, respeitando
o ritmo individual de cada criança.“A parte emocional é a base detudo”, sublinha, defendendo igualmente a importância do contacto com a natureza, da criatividade, da música, da arte e da brincadeira no processo educativo.

Uma escola construída com a sua marca

A ligação ao Jardim de Infância Quinta do Casal ultrapassa a atividade profissional. Quando o edifício foi projetado, a educadora participou ativamente na definição dos espaços, contribuindo para soluções que ainda hoje caracterizam o equipamento.

As salas abertas para o exterior, a entrada abundante de luz natural e outras opções arquitetónicas resultara também da sua visão sobre o ambiente ideal para o desenvolvimento das crianças.

“Este jardim tem muito de mim”, admite, reconhecendo que será difícil regressar nos primeiros tempos após a
reforma.

Ao longo dos anos, teve ainda a oportunidade de ver antigos alunos regressarem à escola, agora na condição de pais e mães, confiando-lhe a educação dos próprios filhos. Situações que encara como uma das maiores recompensas da carreira.

Apesar da saída da vida profissional, a educadora garante que continuará  ativa. Os netos, um já nascido e outro a
caminho, ocuparão grande parte do seu tempo, assim como a pintura, uma pai xão antiga que espera agora desenvol-
ver com maior disponibilidade.

No entanto, a certeza permanece inalterada. A Professora Céu deixa a escola fisicamente, mas acredita que uma parte de si continuará presente nas crianças, famílias e colegas com quem partilhou quase cinco décadas de dedicação à educação.

“Vou embora fisicamente, mas deixo aqui parte de mim”, resume, numa frase que sintetiza uma vida inteira dedicada a educar, cuidar e ajudar a crescer.