logo-a-verdade.svg
Arouca
Leitura: 3 min

Incêndios: Ativado Plano Municipal de Emergência em Arouca | Chamas avançam para Santa Eulália

Situação agravada pela progressão dos fogos e pelas temperaturas extremas.

Redação

A Câmara Municipal de Arouca ativou na madrugada desta terça-feira, 29 de julho, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência do incêndio que deflagrou no concelho na segunda-feira e que continua ativo.

De acordo com uma nota publicada na página oficial do município no Facebook, a decisão foi tomada pela presidente da autarquia, Margarida Belém, às 04h40, “atendendo à acelerada progressão dos incêndios atualmente ativos nas freguesias de Alvarenga e de Canelas/Espiunca, bem como à persistência das temperaturas extremas até 30 de julho”.

A ativação do plano surgiu após auscultação ao coordenador municipal de proteção civil, aos bombeiros locais e à GNR.

Centro de Coordenação instalado em Canelas e Espiunca

Com a entrada em vigor do plano, foi igualmente acionado o Centro de Coordenação Operacional Municipal, que passa a funcionar em permanência na Junta de Freguesia de Canelas e Espiunca, com o objetivo de centralizar e tratar a informação operacional relevante.

Todos os serviços e trabalhadores municipais foram mobilizados, sem exceção, para participar nas ações de proteção civil, sob coordenação do centro agora instalado.

Incêndio em Canelas/Espiunca continua ativo

Pelas 10h00 desta terça-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicava que se mantinha ativo apenas o incêndio que afeta a freguesia de Canelas/Espiunca.

Este foco, localizado em zona de mato, envolvia 590 operacionais, 186 viaturas e três meios aéreos.

Segundo nota nas redes sociais do município, mantêm-se ativos os dois incêndios que afetam as freguesias de Alvarenga e de Canelas/Espiunca, com duas frentes ativas (lugares de Canelas e de Vila Viçosa), dirigindo-se o incêndio presentemente em direção à freguesia de Santa Eulália.

"Estão mobilizados no combate às chamas 552 operacionais, 177 veículos, 6 meios aéreos e 2 máquinas de rasto. A situação mais delicada encontra-se em Vila Viçosa (União de Freguesias de Canelas e Espiunca), com o lugar a encontrar-se confinado. Por precaução, procedeu-se também à retirada de 5 pessoas de Canelas/Espiunca para estabelecimento escolar próximo. Estão interditas/condicionadas as seguintes vias: EN 224, EN225, EN326, CM 1138 e, no concelho vizinho de Castelo de Paiva, com acesso a Arouca, a EM 505", pode ler-se.