logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

Edmundo Costa renova e vai liderar GDCSS Castelões na estreia na Divisão Honra AF Porto

Treinador, de 31 anos, vai para a segunda temporada à frente da equipa penafidelense, agora na Divisão de Honra da AF Porto, após subida por via administrativa.

O GDCSS Castelões confirmou, esta quarta-feira, 9 de julho, através das redes sociais, a continuidade de Edmundo Costa como treinador principal da equipa sénior para a época 2025/2026. 

O técnico, de 31 anos, entra na sua segunda temporada ao serviço do emblema do concelho de Penafiel, agora com um novo desafio: a Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AF Porto)

Na época passada, Edmundo Costa estreou-se no comando de uma formação sénior e conduziu o GDCSS Castelões ao terceiro lugar da Série 3 da 1.ª Divisão da AF Porto. 

Um feito que, apesar de não garantir diretamente a subida, acabou por permitir ao clube ascender pela primeira vez à Divisão de Honra, beneficiando da impossibilidade do FC Boelhe, segundo classificado, de ser promovido por falta de certificação.

“Senti que fazia sentido continuar. Este grupo e esta direção têm sido sempre muito corretos comigo. E a subida veio reforçar a confiança no trabalho que estamos a desenvolver. Acredito que ainda temos margem para crescer e fazer mais coisas juntos”, referiu Edmundo Costa.

Sobre a notícia da promoção, o técnico reconheceu o entusiasmo: “Foi um momento de satisfação. Apesar de termos ficado à espera da decisão final, sabíamos que tínhamos feito dentro de campo tudo o que era possível. Uma derrota administrativa tirou-nos o segundo lugar, mas estávamos sempre com esperança de conseguir esse objetivo, que era o nosso grande objetivo quando nós assinámos a época passada”.

Com a subida confirmada, os objetivos para a próxima temporada passam agora por consolidar a presença no novo escalão. 

“É tentar estabilizar o clube nesta divisão. Sabemos que será muito difícil, que a Divisão de Honra já mostrou ser bastante competitiva, e precisamos estar bem. Vamos trabalhar para conseguir a manutenção”, apontou o treinador, que prefere manter a prudência quanto a metas classificativas.

“Ainda é muito cedo para definir objetivos. Fomos a última equipa a subir da 1.ª Divisão. Temos que pensar com calma, com cabeça, tronco e membros, como se costuma dizer, e depois, ao longo do campeonato veremos. Para já, queremos ser competitivos em todos os jogos”, adiantou.

Quanto ao plantel, estão previstas algumas alterações. “A base será mantida, mas haverá algumas entradas para nos adaptarmos à exigência da nova divisão e tentar acrescentar competitividade e, principalmente, compromisso”, revelou. 

Apesar da promoção, o planeamento da época não sofre grandes mudanças: “Se tivéssemos ficado na 1.ª distrital, o objetivo seria atacar novamente a subida. Quem quer subir tem que estar preparado para competir na Honra. E acredito que temos condições para isso”, concluiu.

Para além de Edmundo Costa, a equipa técnica do GDCSS Castelões manterá Gabriel Moreira como treinador adjunto e Ângelo Ribeiro como treinador de guarda-redes. Junta-se agora Gabriel Vasconcelos, que assume o papel de analista.